Currículo
Composição - Contextos CCon
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Estudos Teóricos de Pintura > Optativas II e III
ECTS
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Composição – Contextos pertence ao 1º CE em Pintura, 3º ano /1º semestre, T 21 + OT 7 H, nivel II. Foca-se nos processos compositivos que envolvem o que está para além da mais estrita realização da obra enquanto objeto, forma e meios, elegendo coordenadas ontológicas mais amplas sob questionamentos à primeira vista exteriores: quando, onde, quem, como, o quê. Visa-se, assim, compreender o papel operativo dos diversos contextos em que a criação da obra se integra e que acabam por determinar, também, a sua lógica interna e o todo que a caracteriza: tempo, espaço/lugar, sistemas de produção material, autoral, pessoal ou subjetivo, narrativo, simbólico, social, político e cultural. A sequência de exemplificação de casos em articulação com a história da pintura destaca a contemporaneidade, fundamentando uma desejável aplicabilidade a níveis de teorização e de investigação teórico-prática sediados nos projetos artísticos dos estudantes.
Programa
Consideram-se os conteúdos de modo aberto e transversal em núcleos mais caracterizadores, nos quais cabe exemplificação selecionada como expressiva: a) Contextos e paradigmas temporais de composição pictórica – da Pré-história ao Renascimento; do Maneirismo ao século XIX; vanguardas e Modernismo; a contemporaneidade. b) Contextos espaciais e lugares da pintura – espaço natural, urbano, arquitectónico (religioso e laico), privado e público, museu, galerias; espaços de permanência, transitoriedade e portabilidade, desmaterialização e digital. c) Contextos da produção material – tipologias de atelier; obra única, múltiplo e série. d) Contextos narrativos e simbólicos – iconografias, códigos, rupturas e transgressões; do pessoal ao social e ao político. e) Contextos autorais – identidades e idiossincrasias; do individual e do colectivo; apropriações; o público-autor (participação, colaboração). f) Contextos temáticos – do mundo, da arte e da pintura.
Método de Avaliação
A calendarização detalhada das aulas, facultada na 1ª sessão, organiza em sequência uma travessia dos núcleos temáticos de conteúdos. As aulas são de carácter expositivo com imagens, sendo encorajada a participação dos alunos e podendo haver convidados. 80% avaliação periódica: 40% - 1ºTRABALHO: sobre tema integrado nos conteúdos do programa 40% - 2º TRABALHO: analise de questões inerentes à ao processo criativo do estudante. Critérios de qualidade: informação e conhecimento demonstrados sob o enfoque requerido; pertinência relativa à investigação pessoal; sentido de inovação; qualidades de escrita e método. 10% Avaliação contínua: participação nas aulas, assiduidade e cumprimento de datas de entrega 10% A avaliação final. Ocorre em data a fixar pelos serviços académicos, podendo estar dela dispensados os alunos de acordo com as regras em vigor (nesse caso a classificação obtida é convertida para 100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Art. L’Art Contemporain – Une Histoire des Arts Plastiques à la fin du XXe Siècle: ARDENNE, Paul 19997
- Un Arte Contextual. Creación Artística en Medio Urbano, en Situación, de Intervención, de Participación.: RDENNE, Paul. 2006
- O Plano da Imagem: ALMEIDA, Bernardo Pinto de 1996
- Le Sujet Dans le Tableau.: ARASSE, Daniel. 1997
- Guston em Contexto. Até ao Regresso da Figura: BOTELHO, Manuel. 2007
- Art Since 1900: Modernism, Antimodernism, Postmodernism.: FOSTER, H., KRAUSS, R., BOIS, Y., BUCHLOH, B. 2004
- Imagenes Simbólicas: GOMBRICH, E. H. 1990
- Art in Theory, 1648-1815. An Anthology of Changing Ideas.: HARRISON, C.; WOOD, P.; GAIGER, J. (Ed.) 1995
- Art in Theory 1900-1990. An Anthology of Changing Ideas.: HARRISON, C.; WOOD, P. (Ed.). 1995
- temporary Painting.: HUDSON, Suzanne. 2021
- La Peinture.: LICHTENSTEIN, Jacqueline (Dir.). 1997