Currículo
Cerâmica III - Projeto C-IIIP
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Tecnologias Artísticas de Pintura > Optativas II e III
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Tecnologias Artísticas de Pintura > Optativas IV e V
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Tecnologias Artísticas de Pintura > Optativa I
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Unidade curricular optativa, semestral, da Licenciatura em Pintura, creditada com 6 ECTS, correspondentes a 84 horas de contato. Unidade de nível avançado pressupõe autonomia técnica adquirida, permitindo o uso da Cerâmica enquanto linguagem, que abarca não apenas o domínio pictórico e cromático, mas também a marca e o registo matérico, declinados nas utilizações da textura, do volume ou mesmo da instalação. Desenvolvimento de capacidades para realizar abordagens complexas e inter-relacionadas na área da disciplina, mediante o domínio de metodologias de investigação artística, tecnológica e científica da especialidade. Interligação dos projetos artísticos e sua filiação nos vetores estruturais dos projetos individuais e integração de mais-valias técnicas e formais. Considerações técnicas, meios de produção e calendário do projeto, relação das obras com o espaço de apresentação e construção da coerência discursiva. Modos de apresentação dos resultados obtidos.
Programa
Enquadramento tecnológico da Cerâmica, a sua definição e terminologia. Tipologia das pas-tas cerâmicas e seus componentes. Estudo das características dos materiais cerâmicos argilo-sos e não-argilosos. Manipulação, higiene e segurança nos ambientes de estúdio. Processos de conformação, mecânicos e manuais, de acordo com o, estado morfológico das pastas e propósito produtivo. Exercícios de conformação bidimensional e tridimensional. Secagem dos materiais cerâmicos e compromissos construtivos. Enforna e cozedura, ciclo térmico e reações dos materiais. Pirometria e controlo da cozedura de acordo com a tipologia dos fornos cerâmicos. Composição e classificação dos revestimentos cerâmicos, com experimentação de soluções referenciais no desenvolvimento de exercícios individuais. Estudo da cor na cerâmica e con-tato com os pigmentos mais comuns. Contextos criativos e realizações expressivas concretas. Linguagem individual em desenvolvimento e sua relação com parâmetros técnicos expectáveis.
Método de Avaliação
Unidade teórico-prática, 6 ECTS, ministrada em 2 aulas semanais de 3 horas. Transformação da ideia em projeto. Modos prospetivos de materialização, esboços, e investi-gação acessória. Apresentação geral de estratégias e acompanhamento individual. Avaliação nas modalidades Contínua e Final. A Avaliação Contínua, AC, inclui Parâmetros de Avaliação Contínua, PAC, e Avaliação Periódica, AP. AC determina-se segundo a ponde-ração 0,2xPAC+0,8xAP. As APs ocorrem em dois momentos (AP1 e AP2) e contribuem para a Avaliação Contínua: a meio do semestre AC=0,2xPAC+0,8xAP1 (pauta informativa); no final do semestre AC=0,2xPAC+0,8x(1xAP1+2xAP2):3 (pauta final), expressa em valores de 0 a 20. Classificações de 10 ou mais valores, dispensam a Avaliação Final (AF), as de 7 a 9 sujeitam-se a AF. A Classificação Final determina-se de acordo com a fórmula 0,8 x AP + 0,2 x AF. A pauta será divulgada pelos Serviços Académicos. Os alunos dispensados podem submeter-se a avaliação final voluntariamente.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Émaux et Glaçures Céramiques: MATTHES, Wolf E. 1997 Verlagsgruppe Droemer Knaur
- The Ceramic Narrative: OSTERMANN, Matthias 2005 A&C Black
- Ceramics in the Environment: MANSFIELD, Janet 2005 A&C Black
- New Directions in Ceramics: From Spectacle to Trace: DAHN, Jo 2015 Bloomsbury Academic,
- Making pottery without a weel: BALL, F. Carlton, LOVOOS, Janice 1968 Reinhold Publishing Corporation
Secundária
- Ceramics Art and Perception: AAVV VV Mansfield Ceramics Pty Ltd