Currículo
Publicação Digital PDig
Contextos
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Sem Seleção de Minor > Optativas IV e V
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Edição > Optativas IV e V
Groupo: LDE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Edição > Optativa I
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Publicação Digital aborda o modo como designers e artistas articulam os processos editoriais com a condição pós-digital, partindo dos seguintes objetivos: a) perceber como o meio impresso (offline) e o meio digital (online) colhem influências mútuas numa tentativa de reivindicar uma identidade e linguagens próprias; b) reconhecer estratégias atuais de criação e publicação de conteúdos, que os media digitais propiciam e que permitem ao designer atuar enquanto autor, revisor ou colaborador criativo, intérprete, editor e agente de distribuição; c) refletir sobre a relação da produção editorial com a leitura e o livro, num contexto cultural imerso em diferentes formatos e media de entretenimento e aprendizagem; d) fomentar a experimentação criativa em torno dos princípios, métodos e ferramentas necessárias ao desenvolvimento de publicações digitais.
Programa
1. A leitura na condição pós-digital 1.1. Paradigmas e fenómenos editoriais contemporâneos; 1.2. Do livro impresso ao livro eletrónico: página — ecrã; volume/codex — site, e-book/index; 1.3. Estruturas paratextuais e hipertextuais; 1.4. Escrita/Leitura: ler/reescrever, leitura seletiva, social e comentada; 1.5. Da página impressa à interface digital: folhear/interagir, replicação e remediação, novas funcionalidades. 2. Produção editorial digital 2.1. Design de publicações digitais; 2.2. Ferramentas; 2.3. Formatos: aplicação, HTML5, ePub (ePub layout fixo e ePub refutável), PDF; 2.4. Produção e edição de conteúdos digitais: DRM — Gestão de Direitos Digitais; autoria, apropriação, mistura, amostragem; integração de vídeo, áudio, animação; etc.; 2.5. Plataformas de circulação, distribuição e arquivo digitais.
Método de Avaliação
A UC é composta por aulas teóricas e práticas onde o aluno aplica os conhecimentos adquiridos na realização de exercícios. São lançados desafios práticos, que estimulam a reflexão sobre a relação dos alunos com a leitura, e o reconhecimento do contexto histórico e cultural da produção editorial. Ao longo do semestre, são propostas atividades de maior relevância, que exigem a interpretação e elaboração de um texto, e que aludem a possibilidades de expansão da intervenção do designer nos processos editoriais digitais. A avaliação é contínua, periódica e final. Na av. periódica aprecia-se a aplicação dos conhecimentos, a criatividade, o domínio das ferramentas, o rigor da execução e apresentação e o cumprimento dos prazos. A classificação resulta da ponderação: 1. avaliação contínua (10%); 2. avaliação periódica (70%): — elementos de avaliação: exercícios/projetos. 3. avaliação final (20%): — elementos de av.: reformulação dos exercícios/projetos.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- The Book is Alive!: Waeckerlé, E., et al 2013 N/A
- Library of the printed web: Soulellis, P. 2013- N/A
- P-DPA: Post-digital publishing archive: Lorusso, S. 2013- N/A
- Como nós lemos: Close, Hiper, Máquina: Hayles, N. K. 2012 N/A
- Uncreative Writing: Managing Language in the Digital Age: Goldsmith, K. 2015 N/A
- I Read Where I Am: Exploring New Information Cultures: Gerritzen, M., et al. 2011 DG 6/424
- O papel e o pixel: Furtado, J. 2003 N/A
- Modelando a funcionalidade: do códice ao livro electrónico.: Drucker, J. 2013 N/A
- Post-Digital Print: the mutation of publishing since 1894: Ludovico, A. 2012 N/A