Currículo
Observação e Meios Gráficos para Design de Equipamento OMGDE
Contextos
Groupo: LP - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Representação e Comunicação para Design de Equipamento > Optativas VI e VII
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Design Equipamento;1º Ciclo;1 semestre; TP84+OT42; 6ECTS; Nível I Desenvolver práticas de Desenho tomando-o como modalidade disciplinar caracterizante da especificidade formativa do designer, especificados nas seguintes competências: selecionar e utilizar recursos gráficos em adequação aos propósitos específicos de representação; Utilizar o Desenho dominando as relações métricas, formais/estéticas, comunicacionais bem como dominando os aspectos técnicos regulamentares e operativos; Capacidade de recorrer sistematicamente ao Desenho como instância auxiliar nas fases de levantamento/contextualização, desenvolvimento e de definição/comunicação inerentes ao processo projectual em Design de Equipamento; Capacidade de recorrer ao Desenho para se proceder à simulação/representação/comunicação visual das ideias; Capacidade de recorrer intuitivamente ao Desenho como modo coadjuvante de observação/ cogitação/ descodificação/ inferência sobre os aspetos latente e aparente da realidade.
Programa
Traço e superfície: a prerrogativa bidimensional do Desenho: O Desenho como representação gráfica/bidimensional das projecções ópticas/retinianas (estimuladas pelos atributos tridimensionais/dinâmicos da realidade visiva/observável) e como representação/tradução gráfica/bidimensional das imagens inerentes aos próprios processos intelectivos (ideias e ‘realidades’ mentais); Materiais, suportes, instrumentos e estratégias para efeitos de representação bidimensional; As diversas formalizações no Desenho – da representação expedita (esquisso/esquematização) à representação rigorosa/descritiva (desenho técnico/desenho científico); O desenho como instrumento de pesquisa, de dinamização cognoscitiva e de visualização acerca de realidades opostas: a dos referentes naturais VS referentes artificiais: - análise/representação da forma orgânica- o ‘projecto natural’; - análise/representação da forma artefactada- o projecto artificial.
Método de Avaliação
As aprendizagens assentam na observação e prática do desenho, envolvendo o aperfeiçoamento da interacção entre o meio estimular, o cérebro e a mão e partem da observação sobre as duas ‘modalidades de realidade’, a natural e a artificial. Esta metodologia abrange o tratamento dos seguintes aspectos: - Diagnóstico das potencialidades, interesses/tendências e dificuldades do estudante. - Acompanhamento do estudante nos processos que correlacionam o ‘ver/perceber’, o ‘observar/interpretar’ e o ‘traduzir/representar’ (integrando tanto a componente prática/operativa como a componente reflexiva/ discursiva). O processo de avaliação integra as seguintes vias e respectivas ponderações: - Avaliação contínua – desempenho em aula, assiduidade e participação - 20% e 2 avaliações parciais - 40% (1º exercício) + 40% (2º exercício); - Avaliação final - sumula das avaliações parciais e afere eventuais melhoramentos – 20%.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Daciano da Costa Designer: AAVV 2001 FCG
- Universal Principles of Design: AAVV 2003 Rockport Publishers
- Design Para os Olhos: COSTA, Joan 2011 Dinalivro
- Desenho Técnico: CUNHA, Luís Veiga da 2008 FCG
- Desenhando com o Lado Direito do Cérebro: EDWARDS, Betty 2003 Ediouro
- Form, Function and Design: GRILLO, Paul Jacques 1975 Dover
- El Dibujo Técnica Y Su Utilidad: LAMBERT, Susan 1985 Madrid
- Graphic Thinking for Architects and Designers: LASEAU, Paul 1980 New York
- Ver pelo Desenho: MASSIRONI, Manfredo 1996 Edições 70
- Disegno e Progettazione: PETRIGNANI, Marcello 1983 Dedalo
- Drawing for Designers: PIPES, Alan 2007 Londres
- Princípios de Forma e Desenho: WONG, Wucius 2001 São Paulo