Currículo
Estudos em Design EDes
Contextos
Groupo: LP - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Interação > Optativas IX e X
Groupo: LP - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Interação > Optativa IV
Groupo: LP - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Informação > Optativas IX e X
Groupo: LP - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Informação > Optativa IV
Groupo: LP - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Identidade > Optativas IX e X
Groupo: LP - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Identidade > Optativa IV
Groupo: LP - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Edição > Optativas IX e X
Groupo: LP - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Edição > Optativa IV
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A UC de Estudos em Design aborda o design contemporâneo enquanto atividade complexa, diversa, abrangente e inclusiva. Procura um entendimento do campo de estudo do design através de uma aproximação multidisciplinar e multifacetada, com recurso à história, à teoria, à crítica e à prática. Potencia o entendimento do design como uma atividade susceptível de influenciar e de ser influenciada por contextos de ordem económica, política, cultural e social. Compreende o design, particularmente o design de comunicação, na sua dimensão estética, técnica, funcional e social, promovendo uma abordagem da relação que o design estabelece com outras áreas – como arte, indústria, economia – de forma a compreender o campo de estudo do design nos seus variados domínios de aplicação (edição, interação, informação, identidade, etc.). Fomenta a pesquisa, a investigação, a reflexão e o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre o campo de estudo do design.
Programa
Esta UC discute questões que moldam a prática do design no século XXI e a procura de autonomia que tem moldado o discurso em torno desta actividade ao longo das últimas décadas. O neoliberalismo, o pós-modernismo e as mudanças na tecnologia, educação e trabalho têm encorajado os designers a encontrar novos territórios para a sua prática, desafiando fronteiras disciplinares, campos institucionais e, sobretudo, a relação convencional da profissão com a indústria e o mercado. Estas mudanças afectaram as aspirações, expectativas, estatuto social e percepção pública dos designers e do seu trabalho. Ao abordar como os designers mas também editores, curadores e outros agentes do sistema de design interpretam e comunicam os processos e resultados contemporâneos da prática do design, pretende-se interrogar as ligações do design com a autonomia, a justiça social, a globalização, a investigação, o desenvolvimento, a colonialidade, a inteligência artificial ou a manutenção e cuidado.
Método de Avaliação
A apreciação da qualidade do percurso do aluno assenta em dois níveis: avaliação contínua de indicadores de desempenho e avaliações parciais periódicas. A avaliação contínua de indicadores baseia-se na assiduidade, participação, empenho e evolução do aluno. As avaliações parciais periódicas incidem sobre a resolução de 3 exercícios: Ex. 1 – recensão crítica de um livro sobre design (40%); Ex. 2 – tradução para português de um texto clássico sobre design (20%); Ex. 3 – artigo original para uma revista sobre design (30%). A classificação final contempla: – avaliação de indicadores de desempenho (10%), – avaliações parciais periódicas (90%). Os alunos serão dispensados da avaliação final quando não houver melhorias significativas a efetuar aos trabalhos. Caso se realize: CF = AID + APP (80%) + AF (20%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- ‘The Social Life of Design’ in The Future As Cultural Fact: Essays on the Global Condition: Appadurai, A. (2018) London: Verso Books.
- “Graphic Design, Exhibiting, Curating: Keeping Track of a Shifting Relationship” in Graphic Design, Exhibiting, Curating, Bolzano: Bozen-Bolzano University Press Clark, H., & Brody, D.: Camuffo, G. & Dalla Mura, M. (2009) Design studies: A reader. Oxford: Bloomsbury.
- Design justice: community-led practices to build the worlds we need.: Costanza-Chock S. (2020) Cambridge: MIT Press.
- ‘Prototyping the Social: temporality and speculative futures at the intersection of design and culture’ in Clarke, A.J. (ed.) Design Anthropology: Object Culture in the 21st Century. Wien: Springer. Lees-Maffei, G. & Houze, R. (eds.): Hunt, J. (2011) The design history reader. Oxford: Berg.
- “Maintenance and Care,” Places Journal, November 2018.: Mattern, S. (2018)