Currículo

Projeto de Escultura Digital PED

Contextos

Groupo: LP - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Tecnologias para Design de Equipamento > Optativas VI e VII

Groupo: LP - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Práticas Laboratoriais de Escultura > Optativas VI e VII

Groupo: LP - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Desenho Digital > Optativas VI e VII

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Facultar os conhecimentos necessários para o domínio teórico e prático dos diversos instrumentos e tecnologias digitais para a prática da Escultura; Desenvolvimento e pesquisa dos conteúdos referentes às realidades dos meios digitais no âmbito da prática da Escultura; Meios digitais como medium de expressão escultórica e como instrumento conceptual para o desenvolvimento das diversas fases do projecto artístico; Aquisição de dados paramétricos; edição de dados paramétricos; aplicação de dados paramétricos.

Programa

Desenvolvimento e realização de Projecto Pessoal no âmbito dos conteúdos programáticos aprofundados nos níveis anteriores.

Método de Avaliação

Aulas expositivas teóricas dos conteúdos programáticos; Aulas práticas relativas aos conteúdos abordados; Realização de exercícios teóricos e práticos dos conteúdos apreendidos; Apresentação da proposta de projecto; Acompanhamento do desenvolvimento do projecto pretendido; Avaliação Contínua: Indicadores de desempenho em sala de aula (20%) — Assiduidade do aluno às sessões lecionadas; pelo menos a 60% das aulas. — Participação do aluno às propostas de trabalho a realizar em contexto de sala de aula. Avaliação Parcial (80%) — Entrega de um Projeto de Escultura Digital (80%); — Entrega de Portefólio, contendo todos os exercícios realizados em contexto de sala de aula (20%), no final do semestre letivo.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • 3D Printing: Second Edition. ExplaningTheFuture.com: BARNATT, Christopher 2014
  • De lo Digital a lo Analógico: DOLLENS, Dennis 2002
  • Digital Culture: GERE, Charlie 2008
  • Augmented Reality Art — From an Emerging Technology to a Novel Creative Medium: GEROIMENKO, Vladimir 2014
  • Virtual Art — From Illusion to Immersion: GRAU, Oliver 2003
  • Stepping into Virtual Reality: GUTIÉRREZ, Mario A. et al 2008
  • Software Takes Command: MANOVICH, Lev 2013
  • 3D Technology in Fine Art and Craft: Exploring 3D Printing, Scanning, Sculpting and Milling: MONGEON, Bridgette 2015
  • Digital Art: PAUL, Christiane 2008

Secundária

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2.º Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2025/2026 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre