Currículo
Sistemas Interativos SInt
Contextos
Groupo: LP - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > > UC's Creditação de Formação
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Nesta unidade curricular (UC) estudantes vão adquirir conhecimentos em: i. Entender e interpretar práticas de recombinação no âmbito das artes transmedia; ii. Movimentos de vanguarda do século XX e sua articulação com o momento presente; iii. Estética da interação e participação; Nesta UC estudantes vão adquirir aptidões em: i. Identificar e analisar as diversas possibilidades de posicionamento das artes transmedia num quadro vasto de opções; ii. Discutir projetos de artes transmedia de forma abrangente (artes visuais, teatro, dança e cinema e artes tecnológicas e interativas); iii. Desenvolver conceitos para projetos que tirem partido da estética transmedia; Nesta UC estudantes vão adquirir competências gerais em: i. Articulação da história dos movimentos de vanguarda do século XX com projetos mais recentes na área das artes transmedia e dos jogos analógicos e digitais; ii. Desenvolvimento de capacidades de comunicação e aplicação de metodologias de investigação em artes.
Programa
Nesta UC estudantes vão adquirir os conhecimentos, aptidões e competências essenciais à investigação e criação baseadas em artes transmedia: i. Do espectador passivo ao participante ativo e sua relação com a obra artística. ii. Artefactos media vs new media e Internet of Things; iii. Movimentos do Século XX: Dadaísmo, Futurismo, Fluxus, Situacionismo, entre outros, e sua articulação com projetos da atualidade; iv. Possíveis enquadramentos das artes transmedia: Artes Visuais, Estudos Culturais, Cinema, Teatro e Dança, Artes Tecnológicas, Performance Digital, Performance Eletrónica, entre outros; v. Estética da Participação: “Do it yourself”; “Do it together” e “Do it with others”; vi. Objetos transmedia e cross media. playable media, teatro do oprimido, arsgames, entre outros; vii. Artes transmedia e investigação: intersecções entre vídeo, música e artes performativas e interativas; viii. Interpretação e participação / representação e simulação (representação processual).
Método de Avaliação
Avaliação Método Demonstrativo: Aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o semestre na criação e produção de um trabalho artístico/ensaio visual que tire partido de competências transdisciplinares e que apresente metodologias de investigação artística. Método Participativo: Construção de um trabalho artístico/ensaio visual individual (estudantes trabalhadores) ou em grupo que articule a reflexão escrita com a criação e produção em artes transmédia com ênfase em aspetos performativos e interativos. Avaliação dos parâmetros: i. 20% para o desempenho do aluno na sala de aula (participação, assiduidade, empenho, autonomia, espírito crítico, integração na dinâmica da aula, entre outros); ii. 80% para um mínimo de dois momentos de avaliação parcial da aquisição de conhecimentos. Critérios de avaliação para cada parâmetro: Domínio dos conteúdos teórico-práticos e criatividade.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Artificial Hells: Participatory Art and the Politics of Spectatorship: Bishop, C. 2012 Bishop, C. (2012). Artificial Hells: Participatory Art and the Politics of Spectatorship. Verso Books.
- Playmode Exhibition Publication: Gouveia, P., Pais, F., & Flanagan, M. 2019 Gouveia, P., Pais, F. & Flanagan, M. (2019). Playmode Exhibition Publication, Fundação EDP, MAAT Museum.
- The Impact of Digital Media: Pérez, E. 2016 Pérez, E. (2016). The Impact of Digital Media on Contemporary Performance, How Digital Media Challenge Theatrical Conventions in Multimedia Theatre, Telematic and Pervasive Performance. Tese de doutoramento inédita, NTNU, Noruega.
- Digital Art and Meaning: Reading Kinetic Poetry, Text Machines, Mapping Art, and Interactive Installations: Simanowski. R. 2011 Simanowski. R. (2011). Digital Art and Meaning: Reading Kinetic Poetry, Text Machines, Mapping Art, and Interactive Installations. University of Minnesota Press.