Currículo
Iniciação à Pintura IPint
Contextos
Groupo: LP - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Tronco Comum
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pintura; Licenciatura; Semestral; TP 84 + OT 28; 6 ECTS; nível I UC teórico-prática, apresentando a Pintura como linguagem e pensamento, cujos valores morfológicos e sintáticos requerem um saber fazer. Conhecimento, escolha e preparação dos suportes tradicionais rígidos e flexíveis. Utilização adequada dos pigmentos, tintas, médiuns e instrumentos, associados às técnicas da pintura a Óleo, Acrílico e Aguarela, integradas no património cultural pictórico. Experimentação orientada para o pensamento plástico, compreendendo os meios tradicionais da pintura, favorecida pela perceção da realidade, acompanhada pela respetiva reflexão e representação que autorizam o entretecimento dos procedimentos e fundamentam a inovação. Tendo em conta os ensaios em desenvolvimento, considerações acerca do campo pictórico e do espaço criativo, das marcas de registo e da cor, como elementos essenciais, entendidos na sua multidimensionalidade e visando a aquisição de competências artísticas pessoais.
Programa
A ideia, o objeto da Pintura e as suas técnicas num contexto histórico e cultural. Referência aos materiais necessários. Apresentação dos suportes rígidos e flexíveis. Preparação de pequenos suportes de madeira prensada e telas em bastidores de madeira com primários prontos e preparados. Fundamentos técnicos da pintura a óleo: contacto com os pigmentos, preparação das tintas e seu armazenamento. Ensaios cromáticos com recurso às tintas preparadas nos suportes rígidos de pequena dimensão a propósito da “geometria lúdica na forma” e da “sintetização geométrica do quotidiano”. A pintura a aguarela, materiais e valores, procedimentos e ensaios exploratórios, no contexto dos meios de estudo e sua prática regular. Estudos da cor e harmonizações cromáticas a propósito “do lugar e do autorretrato”. A materialidade visível e os objetos através da “modelação” na representação pictórica. A especificidade da pintura a Acrílico tendo por base “um olhar crítico ou poético no discurso criativo”.
Método de Avaliação
Ensino presencial de aulas teórico-práticas com momentos de exposição oral, enquadrando e transmitindo os conteúdos, bem como práticas pessoais. Recurso a meios pedagógicos de natureza audiovisual, referencial ou disponibilização de textos de apoio e de exemplificação técnica, valorizando uma dimensão de proximidade e participativa. A avaliação é realizada de forma periódica e final. Consideram-se elementos de avaliação a assiduidade e integração no processo escolar (30%) e a qualidade das respostas dadas aos conteúdos do programa (70%). Os alunos com estatuto especial devem contactar o docente. A avaliação periódica, expressa de modo qualitativo, ocorrerá a meio do semestre e no final do semestre. A média da avaliação periódica é ponderada, de acordo com a fórmula (1 x AP1+2 x AP2): 3, arredondada às unidades. A avaliação final é obrigatória. A classificação final segue a fórmula 0,8 x AP + 0,2 x AF. A pauta de resultados é divulgada pelos serviços administrativos.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Technique de la peinture: RUDEL Jean 1999 Presses Universitaires de France – PUF
- Manual prático do artista: SMITH, R. 2004 Civilização Editores
- Manual do artista, de técnicas e materiais: MAYER, R. 2002 Martins Fontes
- What Painting Is: ELKINS, James 2000 Routledge
- Los materiales de pintura y su empleo en el arte: DOERNER, Max 1998 Reverte