Currículo

Modelos Mode

Contextos

Groupo: LP - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Tronco Comum

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

UC Licenciatura da área de Pintura. Semestral. Presencial (P) - TP-84.0; OT-28.0. Nível 2. Fortemente ancorada numa tradição histórica do ensino artístico, Modelos tem como principal objectivo o desenvolvimento da capacidade de tradução da realidade partindo de um modelo (objectos, panejamentos ou corpo humano). Este estudo individual de percepção/representação do modelo na pintura – que se procura próximo do percepcionado – faz-se em atenção às seguintes competências: enquadramento e composição da imagem; Relação de escala entre objectos; aproximação à cor exacta do modelo a partir da elaboração de uma paleta tonal extremamente variada; tradução pictórica de diferentes texturas e superfícies; expressão e qualidade de acabamento da pintura. É exercida a prática da técnica da pintura a óleo e/ou acrílica, no desenvolvimento dos seus suportes, pigmentos, médiuns, como meios técnico-expressivos de entendimento do visível.

Programa

Os conteúdos de Modelos respeitam: 1) questões de forma e composição; 2) conteúdos de cariz técnico; 3) conceitos teóricos relacionados com a especificidade da unidade curricular. 4) Componentes constitutivas da expressão e da representação em pintura: superfície e espaço; enquadramento; ritmo; equilíbrio; escala; proporção; relação figura/fundo; representação de texturas e superfícies; variações cromáticas e modelação tonal; acabamento e qualidade de superfície. 5) Pintura a óleo: suporte; médiuns; vernizes; solventes e tintas (nomes e tipos de pigmentos). A pintura por um processo de camadas ou velaturas, a pintura “alla prima” ou processo misto. Pintura esboçada – pintura acabada. Técnicas de modelação tonal, sugestão de volume e sombras. 6) A representação, o sentido clássico de mimesis. A natureza tradicional da pintura de modelos e a sua pertinência actual.

Método de Avaliação

Após uma abordagem teórica dos fundamentos e enquadramento da disciplina, a metodologia de ensino baseia-se na execução de trabalhos pictóricos, realizados e acompanhados predominantemente na aula. De dificuldade crescente, colocando problemas de dificuldade diversa, pretende-se que os exercícios levem os estudantes a percorrer, de forma gradual, os principais elementos em causa na representação em pintura, aprofundando o modo de ver e de reconfigurar o real. A avaliação incide na resposta dos alunos aos objectivos da disciplina, à qualidade plástica dos trabalhos pictóricos, criatividade, sentido crítico, e ainda ao investimento pessoal expresso pela assiduidade, persistência e evolução. A Classificação Final resultará de duas Avaliações Periódicas (cada 30 %), uma Avaliação Contínua (20 %) e uma Avaliação Final (20 %).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Figura Humana: AA.VV. Cood. Juan Forbes 2012 Édición Cátedra, Madrid.
  • Da Pintura: Alberti 1992 Editora Unicamp, Campinas
  • What is Painting? Representation and Modern Art: BELL, J. 1999 Thames & Hudson, New York
  • O Nu: CLARK, K. 1956 Editora Ulisseia, Lisboa
  • Ensaios Sobre a Pintura: DIDEROT 1993 Editora Unicamp, Campinas
  • Arte e Ilusão: Um Estudo da Representação Pictórica: GOMBRICH, E. H. 1960 Martins Fontes, São Paulo
  • Traité de la Peinture: VINCI, L. Da 1987 Éditions Berger.Levrault, Paris

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1 Semestre