Currículo
Pintura III Pint-III
Contextos
Groupo: LP - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Tronco Comum
ECTS
9.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Área científica : Pintura; Grau de ensino: Licenciatura; Duração: Semestral; Horas de contacto: TP 126 + OT 42 horas; ECTS 9; Nível III; Pintura III pertence à sequência de cadeiras nucleares de projecto da licenciatura. Nesta nova etapa no percurso de autonomização criativa dos estudantes, o anterior esquema de temas e exercícios é substituído por um primeiro projecto artístico autónomo, a elaborar de acordo com um conceito alargado de pintura e, por isso, aberto a um vasto leque de opções técnicas, formais e conceptuais. Numa ação onde confluem as restantes cadeiras da licenciatura, pretende-se aprofundar a aquisição de conhecimentos teóricos, de aptidões e competências, no domínio do projecto artístico, com enfoque nas especificidades de cada caso individual. A autonomia e individuação criativa, a qualidade plástica e conceptual e a atitude consciente e informada, serão finalidades últimas, incentivando-se a descoberta de vias que enunciem alternativas diferenciadas/originais.
Programa
Tratando-se de uma cadeira de projecto artístico, o conteúdo programático de Pintura III abarca o vasto território da produção artística contemporânea, estando estreitamente dependente das opções individuais dos alunos. Numa época em que as categorias tradicionais foram ultrapassadas por práticas artísticas caracterizadas, antes de tudo mais, por uma enorme diversidade de opções (temáticas, formais, conceptuais, técnicas, etc.), seria irrelevante, se não mesmo impossível, tentar nomear todos os domínios que se abrem aos estudantes. No estrito âmbito do funcionamento da cadeira podem no entanto sintetizar-se os seguintes grupos fundamentais: – Projecto e discurso pictórico individual – pesquisa, acompanhamento, fundamentação e apoio. – Linguagem pictórica em sentido amplo; suportes, processos e técnicas – desenvolvimento em profundidade segundo as propostas individuais. – Metodologia da investigação e da apresentação.
Método de Avaliação
Pintura III é uma cadeira teórico-prática, centrando-se na atividade artística dos estudantes. De início cada aluno estabelece, de forma sintética e flexível, o projecto artístico a desenvolver. Os percursos individuais subsequentes são acompanhados pelos docentes em tutoriais individuais (ou para grupos restritos), onde se abordam aspetos, teóricos e/ou práticos, relevantes para cada caso, com recurso frequente à exemplificação. Em paralelo ocorrem aulas teóricas de apoio e/ou visitas de estudo. A avaliação realizar-se-á de acordo com as normas em vigor no RACCE, englobando as três variantes aí identificadas: – Avaliação contínua (20%): processa-se através do contacto nas aulas (tutoriais e sessões de apresentação). – Avaliação periódica (60%): terá lugar em duas ocasiões diferenciadas – a meio e no final do semestre. – Avaliação final (20%); ocorrerá em data a fixar pelos órgãos competentes da FBAUL.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- The Originality of the Avant-Garde and Other Modernist Myths.: Krauss, Rosalind 1994 Cambridge: Cambridge University Press.
- Art Power: Groys, Boris 2008 Cambridge, Mass.; London: The MIT Press.
- After the End of Art.: Danto, Arthur 1997 Princeton: Princeton University Press.
- Formless: A User’s Guide.: Bois, Yves-Alain; Krauss, Rosalind 1997 New York: Zone Books.
- Vitamin P: New Perspectives in Painting.: AAVV 2003 London, N. York: Phaidon Press.
- Critical Perspectives on Contemporary Painting: Hybridity, Hegemony, Historicism.: Harris, J., ed. 2003 New Haven; London: Yale University Press; The Open University.
- Art Since 1900: Modernism, Antimodernism, Postmodernism.: Foster, H.; Krauss, R.; Bois, Y.; Buchloh, B. 2004 London: Thames & Hudson.