Currículo

Pintura IV Pin-IV

Contextos

Groupo: LP - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Tronco Comum

ECTS

9.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Área científica: Pintura; Grau de ensino: Licenciatura; Duração: Semestral; Horas de contacto: TP126 + OT 42; ECTS 6; Nível da UC - III; Pintura IV surge na sequência de Pintura III e é uma nova etapa no aprofundamento da noção de projeto artístico, a desenvolver de acordo com um conceito alargado de pintura, aberto a um leque de opções, técnicas, formais e conceptuais. Esse projeto deve ser encarado de forma flexível, admitindo-se a possibilidade de desenvolvimento coerente ou o redireccionamento e procura de novas vias. Numa ação onde confluem as restantes UC'c da licenciatura, pretende-se aprofundar a aquisição de conhecimentos teóricos, de aptidões e competências, no domínio do projeto artístico, com enfoque nas especificidades de cada caso individual. A autonomia e individuação criativa, a qualidade plástica e conceptual bem como a atitude crítica e informada, serão finalidades últimas, incentivando-se a descoberta de vias que enunciem alternativas diferenciadas/originais.

Programa

Tratando-se de uma cadeira de projeto artístico, o conteúdo programático de Pintura IV abarca o vasto território da produção artística contemporânea, estando estreitamente dependente das opções individuais dos alunos. Numa época em que as categorias tradicionais foram ultrapassadas por práticas artísticas caracterizadas, antes de tudo mais, por uma enorme diversidade de opções (temáticas, formais, conceptuais, técnicas, etc.), seria irrelevante, senão mesmo impossível, tentar nomear todos os domínios que se abrem aos estudantes. No estrito âmbito do funcionamento da cadeira podem no entanto sintetizar-se os seguintes grupos fundamentais: – Projeto e discurso pictórico individual – pesquisa, acompanhamento, fundamentação e apoio. – Linguagem pictórica em sentido amplo; suportes, processos e técnicas – desenvolvimento em profundidade segundo as propostas individuais. – Metodologia da investigação e da apresentação.

Método de Avaliação

Pintura IV é uma cadeira teórico-prática centrada na atividade artística dos estudantes, que desenvolvem os projetos iniciados em Pintura III, aprofundando-os de modo coerente e/ou descobrindo novas vias. Os percursos subsequentes são acompanhados pelos docentes em tutoriais individuais (ou para grupos restritos), onde se abordam aspetos, teóricos e/ou práticos, relevantes para cada caso, com recurso frequente à exemplificação. Em paralelo ocorrem aulas teóricas de apoio e/ou visitas de estudo. A avaliação realizar-se-á de acordo com as normas em vigor no RACCE, englobando as duas variantes aí identificadas: – Avaliação contínua: participação, assiduidade, espírito crítico (20%) aferidos através dos tutoriais; duas avaliações parciais que terão lugar em duas ocasiões diferenciadas – a meio e no final do semestre (80%). – Avaliação final (20%); ocorrerá em data a fixar pelos órgãos competentes da FBAUL.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Art Since 1900: Modernism, Antimodernism, Postmodernism.: Foster, H.; Krauss, R.; Bois, Y.; Buchloh, B. 2004 London: Thames & Hudson.
  • Critical Perspectives on Contemporary Painting: Hybridity, Hegemony, Historicism.: Harris, J., ed. 2003 Liverpool: Liverpool University Press.
  • Vitamin P: New Perspectives in Painting.: AAVV 2003 London, N. York: Phaidon Press.
  • Formless: A User’s Guide: Bois, Yves-Alain; Krauss, Rosalind 1997 New York: Zone Books.
  • After the End of Art.: Danto, Arthur 1997 Princeton: Princeton University Press.
  • Art Power.: Groys, Boris 2008 Cambridge, Mass.; London: The MIT Press.
  • The Originality of the Avant-Garde and Other Modernist Myths.: Krauss, Rosalind 1994 Cambridge (Massachusetts): The MIT Press.

Secundária

Disciplinas de Execução