Currículo

Pintura V Pint-V

Contextos

Groupo: LP - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Tronco Comum

ECTS

9.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Licenciatura, Semestral – 2.º, P: OT-42.0; TP-126.0, 12 ECTS, Nível III Os objetivos desta UC resumem-se nas palavras-chave: competência artística, autonomia, liberdade criativa e iniciativa. Inscrevem-se no contexto das práticas artísticas contemporâneas e pressupõem um conceito alargado de pintura. O seu papel nuclear no plano de estudos visa instaurar e consolidar o projeto artístico como investigação central na formação artística, passível de ser estendida em estudos complementares ou tecnológicos noutras UCs. Incentiva-se uma noção pessoal de projeto autónomo centrado na prática informada, com respeito por opções individuais. O progresso das qualidades formais e técnicas relevantes no âmbito dos objetos e do pensamento pictural, forte identidade e consciencialização, fundadas num sólido quadro de referências atento à qualificação crítica dos discursos artísticos, são metas fundamentais.

Programa

Os conteúdos de Pintura V – na sequência das unidades curriculares precedentes e numa fase de trabalho em que as opções de cada aluno ou colectivo são cada vez mais determinantes – cabem em quatro grupos latos: 1) Projeto e discurso pictórico individual (ou de grupo) – pesquisa, acompanhamento, fundamentação e apoio; 2) Linguagem pictórica: suportes, processos e técnicas — desenvolvimento das qualidades operativas em profundidade formal segundo as propostas individuais; 3) Dinâmicas críticas da pintura contemporânea – aprofundamento do conhecimento sobre a pintura no contexto geral da arte e da cultura dos nossos dias; 4) Metodologia da investigação e da apresentação – vislumbrando já a afirmação e revelação através da realização de exposições ou atividades de publicação da atividade artística.

Método de Avaliação

A análise do trabalho anterior contribui para o programa aberto dos projetos pessoais centrais nesta UC. Aí se instaura o diálogo teóricoprático apoiado pelos docentes, num sistema sobretudo tutorial de acompanhamento para fundamentação crítica, teórica, formal e técnica da evolução das obras. Eventuais sessões teóricas ou visitas de estudo complementam a informação cultural e artística sobre temas e acontecimentos relevantes (exposições, concursos, feiras, etc.); no futuro blog “Pintura V e VI fbaul” publica-se o programa e outro material pedagógico de apoio complementar e informação detalhada sobre a avaliação. A avaliação contínua (50%, baseada na relação de trabalho aluno-professor), periódica (20%) e final (30%) tem em conta a participação nas aulas, projetos formalizados, trabalho visionado ao vivo e portefólios.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • A Bigger Splash. Painting After Performance: WOOD, C. (Ed.). 2012 London: Tate Publishing
  • Invisualidade da Pintura. Uma História de Giotto a Bruce Naumann: VIDAL, C. 2015 Lisboa: Fenda
  • The Daily Practice of Painting - Writings and Interviews 1962-1993: RICHTER, G 1995 London: Thames & Hudson/Anthony d’Offay Gallery
  • Painting: MYERS, T. R. (Ed.). 2011 London/Cambridge: Whitechapel/MIT Press
  • Leung, S. (Ed.) Theory in Contemporary Art. London: KOKUR, Z. 2005 Blackwell Publishing
  • Fenêtre Jaune Cadmium ou les Dessous de la Peinture: DAMISCH, H. 1984 Paris: Le Seuil
  • Théorie du Nuage: DAMISCH, H. 1972 Paris: Le Seuil
  • L’Art Contemporain. Paris: ARDENNE, P. 1997 Editions du Regar

Secundária

Disciplinas de Execução