Currículo
Pintura II Pint-II
Contextos
Groupo: LP - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Obrigatórias
ECTS
9.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Grau de ensino: Licenciatura Duração: Semestral Horas de contacto (TP 126 + OT 42 horas) ECTS (9 ECTS) Nível III Esta unidade curricular é de nível III. Deverá ser frequentada preferencialmente numa fase avançada do percurso académico por se tratar de uma disciplina com grau de complexidade e exigência elevados. Potenciar as experiências pictóricas desenvolvidas em Pintura I. Compreender a importância da pesquisa para a produção artística. Compreender a importância da representação, reinterpretação e apropriação. Perceber a necessidade de definir um percurso individual. Questionar as problemáticas da expressão plástica na atualidade. Aprofundar processos e métodos, tanto tradicionais como inusitados, através da exploração de outros meios instrumentais, técnicos ou estéticos. Saber estruturar um programa de trabalho no âmbito da Pintura.
Programa
Géneros da Pintura: retrato, autorretrato, figura humana, paisagem e natureza-morta. Modos de formar. Matérias e materiais. Suportes e limites. Tecnologias artísticas tradicionais e inusitadas. Bidimensionalidade e tridimensionalidade. Real, virtual e imaginário. Ver, representação, interpretação, reinterpretação, construção, intervenção, apropriação. Modos de apresentar e expor: pastas de trabalhos, dossiês de pesquisa, portefólio, catálogo e exposição. Pesquisa e pro-jecto.
Método de Avaliação
Avaliação em conformidade com o RACCE A UC é avaliada continuamente. A avaliação contínua é composta por dois parâmetros: a) indicadores de desempenho em sala de aula, participação, assiduidade, empenho, autonomia, espírito crítico e integração nos trabalhos. A ponderação é de 20% (vinte por cento). b) Momentos de avaliação parcial, distribuídos ao longo do período letivo. Estes momentos devem ser no mínimo dois (2) distribuídos equitativamente ao longo do período letivo. A sua ponderação na classificação da avaliação contínua deve ser de 80% (oitenta por cento). Média ponderada entre a classificação final da avaliação contínua, com peso de 80% (oitenta por cento), em regra, e a classificação da avaliação final, com peso de 20% (vinte por cento).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Ce que nous voyons, ce que nous regarde: George Didi-Huberman 1992 Paris, Minuit
- Painting Today: Tony Godfrey 2009 Londres: Phaidon
- A Origem da Obra de Arte: Martin Heidegger 1992 Lisboa: Ed 70
- Língua de Tradição e Língua Técnica: Martin Heidegger 1995 Lisboa: Veja
- Secret Knowledge: rediscovering the lost techniques of the Old Masters: David Hockney 2001 Thames & Hudson
- Beyond Recognition: Representation, Power, and Culture: Craig Owens 1992 University of California Press
- A Arte e a sua Sombra: Mario Perniola 2006 Lisboa: Assírio & Alvim
- The Daily Practice of Painting: Gerhard Richter 1995 Thames & Hudson
- Invisualidade da Pintura: Uma História de Giotto a Bruce Nauman: Carlos Vidal 2015 Lisboa: Fenda