Currículo

Design de Comunicação I DCom-I

Contextos

Groupo: LP - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > > UC's Creditação de Formação

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se nesta unidade curricular teórico-prática que os alunos adquiram o seguinte: conhecimentos, aptidões e competências específicas da atividade projetual em design de comunicação (OA1; domínio conceptual, experimental e comunicacional das tarefas solicitadas (OA2); reconhecimento do lugar do design de comunicação enquanto espaço de diálogo contemporâneo (OA3); alcerce da prática projetual no conhecimento, na experiência e na vontade de olhar o futuro (OA4). Ao chegarem ao fim do percurso, os alunos deverão ser capazes de, autonomamente, desenvolver determinados aspetos relacionados com a prática projetual em design de comunicação, nomeadamente, proceder a um rigoroso levantamento de necessidades, de estudar os assuntos em profundidade, de encontrar espaços de inovação e, em suma, de demonstrarem aptidão na escolha da metodologia projetual adequada.

Programa

As aulas teóricas e os projetos práticos têm uma baliza histórico-conceptual que vai desde as primeiras vanguardas artísticas até ao advento do modernismo no século XX. Procurar-se-á enfatizar a importância da imagem na cultura contemporânea e na práxis do design de comunicação. Assim, os assuntos das aulas do semestre serão subordinados de modo dinâmico em cinco pontos: —A imagem enquanto cultura, forma e estética visuais (CP1); —O que é uma imagem: Literacia visual, Elementos da linguagem visual, Princípios e regras de composição, Hierarquia visual (CP2); —Visão, Imagem e Representação: Dimensão simbólica da imagem (CP3); —O projeto em design: como pensam e fazem os designers? A metodologia do projeto, e a ética e cultura do design de comunicação (CP4); —O lugar do design: os pré-conceitos, o design na história e na cultura, as primeiras vanguardas artísticas e a sua importância na emancipação disciplinar do design de comunicação (CP5).

Método de Avaliação

A metodologia de ensino assenta nas seguintes vertentes: 1. Realização de projetos práticos de carácter experimental, relativos aos conteúdos programáticos apresentados; 2. Realização de registos teóricos de abordagem crítica sobre algumas temáticas apresentadas no programa. A avaliação é de carácter contínuo. Além da participação nas aulas, do interesse pelo trabalho proposto, do trabalho desenvolvido na aula e da colaboração entre alunos, a avaliação incidirá sobre o percurso parcelar e total efetuado pelo aluno, com destaque para a capacidade de conceptualização projetual, de pesquisa, de demonstração metodológica, de criatividade e de rigor na execução e apresentação dos projetos, bem como, o cumprimento dos prazos previstos para os trabalhos e capacidade de comunicação.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Do Espiritual na Arte: Kandinsky, Wassily 2010 9
  • Ponto, Linha, Plano: Kandinsky, Wassily 2006 8
  • Vision in Motion: Moholy-Nagy, L. 1947 7
  • What is a Designer: POTTER, N 1998 6
  • Ver pelo Desenho: MASSIRONI, M 2010 5
  • O Signo: ECO, U. 1978 4
  • Modos de Ver: BERGER, J. 2002 3
  • A Imagem. Olhar, Matéria. Presença: AUMONT, J. 2014 2
  • Arte e Percepção Visual: ARNHEIM, R. 2002 1

Secundária

  • Talking a Line for a Walk: PAIM, N., GISEL, C., BERGMARK, E. 2014 4
  • Fenomenologia da Percepção: MERLEAU-PONTY, M. 1994 3
  • A History of Graphic Design: MEGGS, P. B. 1998 3
  • Thinking With Type: LUPTON, E. 2004 2
  • A Type Primer: KANE, J. 2002 1

Disciplinas de Execução