Sumários

AULA 1- ANIMAÇÃO E MOVIMENTO

19 Setembro 2025, 14:00 José Pedro Tinoco Cavalheiro

SUMÁRIO


Esclarecimento de dúvidas sobre o programa da disciplina.
Animação e Movimento

Método de classificação da Disciplina

Material necessário para as aulas (já requerido).

Nomeação de representantes de turma

Apresentação do assistente Fernando Fadigas

Autorizações para materiais e para permanência na Sala 3.07

Contactos úteis

Criação de uma drive coletiva.

Apresentação do primeiro exercício: Loop


Informações para o decorrer do semestre:

Cada aluno deve colocar uma pasta individual dentro da Drive, com o nome completo, o nº de aluno e a sua Licenciatura (AM ou outra). 

Dentro da Drive e cujo endereço já têm, deverá existir uma pasta para cada exercício. ex: CICLO

Os exercícios deverão ser colocados nessa pasta na sua última versão: 

O avanço de cada exercício deve ser colocado da Drive até às 18 H da véspera de cada aula em formato Word, JPEG, PDF ou HD MP4.



Avaliação contínua e periódica.

As avaliações periódicas terão lugar às 14 H de dia a estabelecer na Sala 3.07

Os trabalhos serão analisados a partir da Drive existente.


A montagem para cada avaliação periódica, será feita num único mp4 em HD e cronologicamente, respeitando sempre a última versão de cada exercício 

No início da montagem deverá constar o nome completo do aluno e o seu número.

Haverá um separador entre cada exercício com o nome do mesmo, durante 4 segundos. 

Cada exercício deverá ser editado em loop 3 vezes.



Pede-se para todos os alunos trazerem para todas as aulas as suas pens e tablets digitais ou computadores. 



EXERCÍCIO 1- CICLO


Objetivos: Explorar ciclos e repetição visual; captar ação e movimento
Derivações / Técnicas: Zootrópio, 12 desenhos por segundo, HD MP4

Enunciado resumido: criar um ciclo de 10 desenhos, usando grafismos a preto e branco.

Desenvolvimento: o ciclo é mais que repetição; é uma máquina de diferença: cada fotograma traz uma variação que escapa à identidade da anterior, criando um fluxo contínuo de informações diferenciadas.

Desconstruir a linearidade do tempo; perceber o protagonismo de cada imagem

Nuggets, Andreas Hikaede

https://www.youtube.com/watch?v=HUngLgGRJpo&t=24s

Beatbit.org

Items 2, 24 A/B


Como já referido os trabalhos de cada aluno deverão ser editados e colocados na Drive da disciplina, dentro de cada pasta individual e semana a semana.


Qualquer dúvida deve ser esclarecida para o emai: zcavalheiro@gmail.com