Sumários
Escolha das pastas em função do projecto
12 Março 2021, 16:00 • Pedro Matos Fortuna
Contacto com os alunos e percepção das diferentes tipologias das pastas cerâmicas. Sua consideração da natureza do projecto proposto e seu resultado.
Atribuição de quantidades individuais de pasta cerâmica: pasta vermelha, faiança, faiança de azulejos, grés natural e colorido.
Proposta de ensaios correspondentes aos assuntos tratados teoricamente.
Elementos fundamentais da conformação das peças
26 Fevereiro 2021, 16:00 • Pedro Matos Fortuna
Recuperação de conceitos técnicos fundamentais relativos à construção de peças (considerando alunos sem prévia preparação tecnológica).
A prevalência dos volumes vazios, considerando a sua vantagem técnica: tensão material; peso, segurança na secagem; poupança de material.
Construção com beliscos e com rolos; ocos por compressão a partir da "bola" comprimida na mão e seu agrupamento.
Construção à lastra. Previsão e constatação da forma planificada e uso do molde plano como área de corte e montagem das paredes.
A bidimensionalidade de discurso reforçado (atribuindo relevo à peça de parede) e a construção faseada.
Aula por video-conferência. Materiais e pastas cerâmicas
19 Fevereiro 2021, 16:00 • Pedro Matos Fortuna
Recuperação de conceitos e informação técnica fundamental relativa aos materiais primários na Cerâmica e sua utilização da preparação de pastas.
As categorias técnicas e função dos materiais: plásticos, anti-plásticos e fundentes, complementados por corantes e processadores (desfloculantes, plásticos orgânicos e fibras. Pastas vermelhas, faianças, grés, porcelanas e refractários: características técnicas e critérios de utilização.
Apresentação
17 Fevereiro 2021, 17:00 • Pedro Matos Fortuna
Aula de apresentação. Informação das condições de comunicação e técnicas, considerando as condições de saúde pública e as regras administrativas de ensino à distância.
Considerações relativas à composição do programa e seus objectivos. Aprofundamento de alguns recursos discursivos e canalização dessas possibilidades para o projecto individual dos alunos.
O acompanhamento técnico e as orientações individuais relativas à tipologia das formas e seu desenvolvimento.