Sumários

Momento naturalista e ensaio plástico

4 Novembro 2020, 14:00 Pedro Matos Fortuna

O momento naturalista, a experiência pessoal e a tentação fotográfica.

Referência exemplificativa ao projecto "Sombras das árvores" no chão.
Modos de interpelação do natural. Escalas de aproximação/ afastamento, entre a autonomização conceptual e interpelação referencial ao observador.
A importância do ensaio plástico efectivo
Apoio personalizado aos alunos em aula.


Memorabila naturalista e estruturas afectivas

3 Novembro 2020, 10:00 Pedro Matos Fortuna

Dos gabinetes de curiosidades e o coleccionismo particular. Memorabila naturalista como referendo de sensibilidade e de apropriação do espaço afectivo naturalista.

O natural e a ficção.
Sistematização para o ensaio plástico: a repetição e o semelhante.
Procedimentos para a construção de pequenas peças.


Acompanhamento individual de projectos

28 Outubro 2020, 14:00 Pedro Matos Fortuna

O desenvolvimento do semelhante dentro do contexto da repetição. Peças individuais de volume com construção prévia da lastra texturada. Processos de manutenção dos ocos e extracção dos moldes internos.

Colagens e correcções.


Processos de construção

27 Outubro 2020, 10:00 Pedro Matos Fortuna

Valorização de texturas de alto volume em baixo relevo, com extracção directa. Moldes auto separadores (gesso)  e semi-adesivos (poliuretano e metal) requerendo isolantes: papel, talco e óleo mineral.

Valorização e autonomização da forma por afastamento da superfície de exposição através do aumento da cota.
Procedimentos relativos à colagem segura e secagem da peça.


Acompanhamento dos exercícios em estúdio.

21 Outubro 2020, 14:00 Pedro Matos Fortuna

Acompanhamento dos exercícios em estúdio.
A escolha da volumetria adequada à expressão da ideia.
Modelações de textura complexa e necessidade/ possibilidade de simplificação ou requisitos do molde.
Materiais de modelação invulgares (poliuretano exturdido). Corte, desmoldantes ou fracionamento do molde/ modelo.
Escolha da pasta, de acordo com o propósito de exposição, sua experimentação e ensaios, considerando o calendário previsto.