Sumários
Majólica. A técnica e o tempo.
16 Maio 2017, 09:30 • Pedro Matos Fortuna
Desenvolvimento da técnica de pintura sobre o vidrado - majólica - sobre os azulejos feitos pelos próprios. Os valores delicados da textura vidrada e a sua incorporação na transparência da pintura. A afinidade processual com a aguarela. A importância de dispositivos de aplicação inesperados - a esponja, o trapo, o decalque imperfeito com papel e a sua convivência com o traço e o gesto da pincelada.
Desenvolvimento dos exercício em curso
11 Maio 2017, 09:30 • Pedro Matos Fortuna
Continuação dos exercícios em curso. Pintura sobre peças vidradas cruas, ou apenas chacotadas, de acordo com as propostas feitas individualmente.
Ensaio de pintura com vidrados coloridos
9 Maio 2017, 09:30 • Pedro Matos Fortuna
Pintura sobre pequeno painel 6 azulejos vidrados crus, chacotados ou peça tridimensional, promovendo o controle e evolução no domínio dos vidrados transparentes e opacos de modo intencional. Preparação das peças. Limpeza e eventual vidragem por cortina dos azulejos. A importância da secagem intermédia. |
|
Continuação dos exercícios anteriores
4 Maio 2017, 09:30 • Pedro Matos Fortuna
Conclusão de exercícios pendentes. Recuperação de peças secas para engobar. Diferentes modos de estar e atitudes em acordo com o espírito da peça e dos materiais.
Ensaio de utilização de "tintas" e técnica mista
2 Maio 2017, 09:30 • Pedro Matos Fortuna
Ensaio da utilização de tintas nos modos de pintura sob o vidrado e sobre o vidrado (majolica). Os valores da transparência e da frescura do toque na estratégia do revestimento. A expressão e a eficácia melhorada das soluções combinadas de materiais de diferentes características (técnica mista) sobre pasta chacotada e vidrado cru.azulejos vidrados crus.