Sumários

A produção de cerâmica bidimensional

10 Outubro 2023, 10:00 Pedro Matos Fortuna

Desenvolvimento dos exercícios individuais de conformação. Azulejos e placas – conformação e assistência na secagem. Exploração gráfica individual da tridimensionalidade./ Idem Continuação da aula anterior. Experimentação de conformação por rolos, típicos ou modificados, com atenção para a sua consolidação. Ruptura com a inevitabilidade do contentor e deformação por embate.



Exercícios de conformação

4 Outubro 2023, 14:00 Pedro Matos Fortuna

Alguns modos de conformação bidimensional: moldes de aro, ao modo de tijoleiras - telheiros - moldes de gesso, com ou sem relevos e lastra cortada com escantilhão.

A utilização de pastas magras ou chamotadas.
Cuidados na secagem: empilhamento e exposição moderada com controlo e viragem. Acabamento


Generalidades na conformação plástica

3 Outubro 2023, 10:00 Pedro Matos Fortuna

Exemplificação dos modos elementares de conformação a usar  e sensibilização para o estado físico da pasta.

A amassadura como despertar físico da pasta e utilização "cerimoniosa" da água.
Exposição dos exercícios iniciais, com focagem nos procedimentos de rolos e de lastras.
O caso típico dos azulejos.


Modos de construção referenciais das forma cerâmicas

27 Setembro 2023, 14:00 Pedro Matos Fortuna

Construção da forma cerâmica e sua relação com as características da pasta, da forma e quantidades desejadas. Soluções mecânicas e manuais e moldagem utilizando pastas secas, plásticas e líquidas. Exemplificações e demonstração de alguns comportamentos das pastas em produção nos modos aditivos e subtractivos. A moldagem exploratória e a prensagem de formas inesperadas, construção por beliscos e por rolos. A utilização da lastra na produção de azulejos e como face pré moldada da forma tridimensional.

Cuidados com a estrutura e estabilidade da peça – bases, topos e reforços em função da dimensão.


Da plasticidade cerâmica e da natureza das suas formas

26 Setembro 2023, 10:00 Pedro Matos Fortuna

Plasticidade do material cerâmico. Exercício exploratório utilizando a forma impressa aleatória e abstracta como parte da composição: afinidade perceptiva e intenção construtiva na forma, de modo a revelar a relação do aluno com a ”estrutura da configuração” e a vontade compositiva. O sentido do modo cerâmico na interpretação criativa e a organização hipotética do “achado”. Alguns cuidados técnicos na construção da forma: espessuras, colagens e eventual cofragem.