Sumários

Revisita à coloração dos vidrados

4 Dezembro 2024, 10:00 Pedro Matos Fortuna

Coloração e uso dos vidrados industriais.

Vidrado transparente, Ferro® TR29, (SiO2/ AI2O3/ Na2O/ K2O/ PbO) + corante sobre azulejo chacotado e vidrado cru, realçando a valência tonal. 

Vidrado opaco Ferro® BC32 (SiO2/ AI2O3/ B2O3/ Na2O/ K2O/ CaO/ MgO/ ZrO2/ ZnO /PbO) corado sobre azulejo chacotado e vidrado cru.

A opalescência baseada da fraca espessura e os valores pastel na construção do revestimento. Princípios organizativos do atelier escolar com predomínio para os revestimentos de baixo fogo. Organização da paleta disponível com vidrados transparentes e opacos brilhantes; transparentes e opacos mate; tintas e corantes. Preparação dos vidrados coloridos a partir de uma base industrial e aplicação dos mesmos.


Revestimento argilosos - os engobes

27 Novembro 2024, 14:00 Pedro Matos Fortuna

Pintura experimental com engobe s/ ladrilho cru. Natureza morfológica elementar desta pintura/ revestimento. Valor da proximidade dos resultados, valorização estrutural da peça/ suporte e seu melhoramento ou preparação para o revestimento vítreo posterior.

Observação e controle do estado de secagem. Tipologia e cor, associação à técnica de "Scrafitto" para valorização gráfica.


Cozedura Cerâmica e fornos

27 Novembro 2024, 10:00 Pedro Matos Fortuna

Cozedura e fornos. Factores da cozedura e classificação segundo os materiais. Enfornamento e ciclo térmico. Transformações físicas e químicas das pastas na cozedura.

Pirometria: estimativa e amostra; pastas calibradas (cones e anéis) e multivoltímetro com cana pirométrica. Tipologia dos fornos, sua relação com as práticas de atelier e as práticas integradas na indústria.



Modo de utilização e coloração dos vidrados de média-baixa temperatura

20 Novembro 2024, 14:00 Pedro Matos Fortuna

Modo de utilização e coloração dos vidrados de média-baixa temperatura, segundo o exercício proposto. Coloração dos vidrados transparentes e opacos mediante a mistura de pigmentos brutos ou sintetizados.

Sua aplicação sobre chacota ou vidrado cru, tendo como suporte azulejos de faiança.
(Aula, orientado pelo técnico, Pintor, Pedro Fernandes, devido à sobreposição com a oficina experimental de Cerâmica III, Projecto).  


Vidrados de média-baixa temperatura no trabalho de Querubim Lapa

20 Novembro 2024, 10:00 Pedro Matos Fortuna

(Aula assíncrona, por motivo de sobreposição com oficina experimental, Cerâmica III - projecto).

Os vidrados de média-baixa temperatura representam como recurso técnico e linguístico no trabalho de Querubim Lapa (1925-2016). O trabalho muralista do pintor/ceramista cruzando as duas disciplina e o seu papel fundamental na cerâmica portuguesa contemporânea. Comentário da Prof. Rita Gomes Ferrão no documentário:  https://ensina.rtp.pt/artigo/querubim-lapa-o-pintor-atras-da-ceramica/.