Sumários
08
15 Novembro 2022, 10:00 • João Paulo Queiroz
Ideologia, Incorporação e Resistência.
Enviesamentos de género, de idade, de raça.
Como redigir um trabalho: da proposta ao texto final.
07
8 Novembro 2022, 10:00 • João Paulo Queiroz
A escola de Frankfurt, Adorno, Horkheimer, Benjamin, Marcuse, e as suas propostas: a crítica da "indústria cultural", a fascização do pensamento pelas multidões encadeadas pelos novos emissores, a modificação dos hábitos, das identidades, pelo consumo, a modelização dos conteúdos segmentados, a banalização cultural, a modernidade e as massas, a falsa novidade, a violência como entretenimento, a substituição do amor pelo romance, do homem pelo consumidor, e da pessoa pela imagem.
06
25 Outubro 2022, 10:00 • João Paulo Queiroz
Apontamento sobre a metáfora da casa, para descrever a relação entre homem, natureza e cultura.
Revisão de "alienação."
05
18 Outubro 2022, 10:00 • João Paulo Queiroz
05
Da "coisa" à "mercadoria", um processo de "alienação" ou "separação".
Aproximações ao conceito de "Alienação":
a. O trabalho tornado objecto: a des-realização do trabalhador. O crescente poder do mundo dos objectos e a crescente pobreza da sua vida interior.
b. O trabalho objectiva-se, só através dele o trabalhador pode manter a sua existência. O trabalhador torna-se mercadoria a ser paga.
c. O Homem e a Natureza como um ser estranho, alienado de si mesmo, alienado dos outros homens.
04
11 Outubro 2022, 10:00 • João Paulo Queiroz
Conceito de "Ideologia": dos iluministas aos idealistas, e de Hegel a Marx.
O conceito de ideologia e a metáfora da câmara escura.
Para Marx, "se em toda a ideologia os homens e as suas relações nos surgem invertidos, tal como acontece numa câmara obscura, isto é apenas o resultado do seu processo de vida histórico, do mesmo modo que a imagem invertida dos objectos que se forma na retina é uma consequência do seu processo de vida directamente físico" (Marx & Engels, 1976:25-6).
Ideologia como falsa consciência, ou projeção distorcida, inevitável devido à influência circunstancial de cada um na sua vida social e material. Ideologia como casca semântica.