Sumários
Desenho perceptivo: espaços negativos.
23 Outubro 2017, 14:00 • Américo Luís Enes Marcelino
O conflito entre desenhar o que vemos e desenhar o que sabemos da realidade. Tensão entre cognição e percepção no desenho de observação (o método da lateralidade de Betty Edwards). Desenhar o “não-objecto”: identificação de elementos formais de natureza puramente visual. Atenção ao desenho de formas e espaços negativos: abordagem perceptiva na identificação de vazios e na relação entre figura e fundo enquanto processo construtivo da representação. Construção de um “mapa” de espaços/formas negativas: tradução planimétrica de formas; tratamento da mancha na definição de contrastes e na sugestão de planos de profundidade. Diversificação de materiais (aguadas, carvões, tintas, etc.). 1 a 2 desenhos.
Estruturação perspéctica
18 Outubro 2017, 17:00 • Américo Luís Enes Marcelino
| Desenvolvimento dos trabalhos em curso sobre desenho em perspectiva. Insistência na colocação correcta da linha de horizonte e ponto central na página; a sua relação com a correcta marcação da primeira forma (elemento padrão); medição e proporção comparada; direcções e correspondentes pontos de fuga sobre a linha de horizonte; construção e estruturação perspectica progressiva. Materiais livres: 1 a 2 desenhos. |
Desenhar em perspectiva
16 Outubro 2017, 14:00 • Américo Luís Enes Marcelino
| Apresentação teórica sobre elementos do desenho em perspectiva. Perspectiva visual. Perspectógrafo: ponto de vista (/de observação); linha (/plano) de horizonte; linha (/plano meridional) vertical; Direcções de rectas: pontos de fuga. Direcções de planos: rectas de fuga. Estruturação perspéctica: colocação e orientação dos objectos em relação ao observador (observação de casos com 1, 2 e 3 pontos de fuga). Diferenças entre perspectiva central e axonométrica. Trabalhos de aplicação com grafites ou carvões: 2 a 3 desenhos em A1. |
Processos construtivos: direcções, perspectiva, espaço.
11 Outubro 2017, 17:00 • Américo Luís Enes Marcelino
| Desenvolvimento dos trabalhos em curso com as técnicas a carvão. Domínio das relações métricas, proporções e direcções. Registo da estrutura essencial das formas. Estruturação perspéctica: colocação e orientação dos objectos e sua relação com o ponto de vista. Caracterização de planos e superfícies, diferenciação de intensidades lineares, exploração de contrastes e ambiente tonal. Experimentação de formatos superiores ao A2: 2 a 3 desenhos. |
Carvões. Direcções e linhas rectas e curvas
9 Outubro 2017, 14:00 • Américo Luís Enes Marcelino
| Introdução aos carvões: carvão vegetal, prensado, técnicas e procedimentos. Análise de exemplos de vários autores (Henry Matisse, Leon Kossoff, Frank Auerbach, William Kentridge, entre outros). Apreensão geral e processo de marcação progressiva por tentativa-erro; correcção-confirmação. Insistência nas direcções e convergências perspécticas. Registo gestual na captação de curvas e circunferências. Fluidez de traçados, procura e depuração progressiva. Síntese gráfica. Alternância entre enquadramentos de conjunto e desenhos de peças individuais. 3 a 4 desenhos. |