Sumários

Desenho de Observação de bustos de gesso

30 Outubro 2023, 17:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Inicio da abordagem à representação da figura humana.

Desenho de representação da cabeça humana, a partir de bustos de gesso.

Indicações genéricas sobre estruturação inicial da representação da cabeça humana:

— Eixos, inclinações que determinam a posição relativamente ao observador;

—  Várias indicações sobre métricas, posicionamento de elementos e ângulos notáveis; — Alerta sobre erros comuns que ocorrem na representação da cabeça da figura humana, designadamente, a tendência para o prognatismo, localização da orelha, o olho em escorço, truncar do cérebro entre outros.

— Referência à nomeação de alguns pontos e ângulos notáveis da cabeça humana.

— Sugestão para uma modelação a partir da mancha, evitando a tendência para o excesso de recurso às linhas de contorno e intorno.

— Indicação para modelar da formas gradualmente, após uma definição meramente indicativa e referencial da localização das diversas partes, mais importantes, que compõem a cabeça, a partir dos respetivos e distintos pontos de vista.

— Reforço do enfoque no problema da escala e ocupação da página - composição com um ou mais elementos.

 

Apoio individualizado aos alunos durante a execução dos desenhos.


Desenho de Observação - Panejamento

26 Outubro 2023, 14:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Proposta de exercício de desenho de observação de referente composto por um pano disposto com pregas e um elemento escultórico de gesso, designadamente, um pé:

- Enfoque na probidade do uso do block in para determinação da configuração geral do referente e localização dos elementos principais que caracterizam a forma;
- Indicações no sentido de modelar as formas a partir de linhas tendencialmente rectas;
- Modelação final com uso de manchas com intensidades graduadas e posteriores subtrações de matéria efectuadas com borracha; 
- referência aos desenhos de panejamentos de Dürer e Cláudio Bravo;

Apoio individualizado aos alunos e comentários efectuados durante a execução dos desenhos.


Desenho de Observação - formas complexas - encenação.

25 Outubro 2023, 17:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Representação à mão levantada de referente composto por contrabaixo, livros e um crânio (sala 3.67) e outro composto por boneca, triciclo e bola (sala 3.69):

 

- Enfoque na valorização da esquematização a partir do Blockin como ferramenta que permite estabelecer relações de escala e proporcionalidade entre os diferentes objetos simultaneamente à apropriação e composição no espaço da página. - Desenvolvimento do desenho de forma sensível destacando algumas zonas da composição.

- Indicações técnicas acerca do uso de diferentes tipos de borracha.

 

Apoio individualizado aos alunos durante a execução dos desenhos.


Desenho de observação - Formas complexas

24 Outubro 2023, 17:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Desenho de observação de modelo composto por várias objetos dispostos em posições desalinhadas:

- leitura do referente a partir do block in;
- aferição dos espaços negativos;
- organização formal do todo;
- acabamentos com destaques em alguns pontos do desenho;
- o inacabado intencional.

Apoio individualizado aos alunos e comentários efectuados durante a execução dos desenhos.


Desenho de Observação - panejamento

23 Outubro 2023, 17:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Proposta de exercício de desenho de observação de referente composto por um pano disposto com pregas e um elemento escultórico de gesso, designadamente, um pé:

- Enfoque na probidade do uso do block in para determinação da configuração geral do referente e localização dos elementos principais que caracterizam a forma;
- Indicações no sentido de modelar as formas a partir de linhas tendencialmente rectas;
- Modelação final com uso de manchas com intensidades graduadas e posteriores subtrações de matéria efectuadas com borracha; 
- referência aos desenhos de panejamentos de Dürer e Cláudio Bravo;

Apoio individualizado aos alunos e comentários efectuados durante a execução dos desenhos.