Sumários
Síntese / olhar pessoal. 2ª Av. Periódica / Av. Final (Grupo 1)
14 Janeiro 2021, 14:00 • Américo Luís Enes Marcelino
Continuação dos trabalhos em curso a partir da identificação de espaços e formas negativas. 1ª momento - desenhar o "não-objecto": construção gráfica pela percepção e tradução dos vazios e recortes entre figura e fundo; descriminação selectiva e progressiva de formas e espaços negativos; leitura de contornos aparentes de formas em planimetria. 2º momento - regresso ao objecto: combinação e acomodação das formas e espaços positivos; trabalho de correcção e confirmação global; acabamento e caracterização de superfícies, formas e espaços recorrendo ao claro-escuro, modelação, textura, etc. Diversificação de materiais (aguadas, carvões, tintas, etc.): 1 a 2 desenhos.
Espaço negativo
13 Janeiro 2021, 17:00 • Maria Inês Ferreira de Mesquita
Desenhar o não-objecto: identificação de elementos formais de natureza puramente visual. Atenção ao desenho de formas e espaços negativos: abordagem perceptiva na identificação de vazios e na relação entre figura e fundo enquanto processo construtivo da representação. Construção de um mapa de espaços/formas negativas. Carvão; 1 a 2 desenhos.
Avaliação exercício 6
12 Janeiro 2021, 18:00 • João Nunes Mangas Catarino
Espaço e objectos, escalas e perspectivas, desenho diagramático, e claro escuro.
Composição de um painel a partir de desenhos de vários formatos.
Avaliação do exercício 6 do 2º Módulo realizado durante as férias sobre estruturas mecânicas, on- line na plataforma Classroom.
(Desenho1Fbaul2021 Código de turma 6qmjvju)
Desenho perceptivo: os espaços negativos (Grupo 3)
12 Janeiro 2021, 14:00 • Américo Luís Enes Marcelino
O conflito entre desenhar o que vemos e desenhar o que sabemos da realidade. Tensão entre cognição e percepção no desenho de observação (o método da lateralidade de Betty Edwards). Desenhar o “não-objecto”: identificação de elementos formais de natureza puramente visual. Atenção ao desenho de formas e espaços negativos: abordagem perceptiva na identificação de vazios e na relação entre figura e fundo enquanto processo construtivo da representação. Construção de um “mapa” de espaços/formas negativas: tradução planimétrica de formas; tratamento da mancha na definição de contrastes e na sugestão superfícies, modelação, claro-escuro e planos de profundidade.
Avaliação, acompanhamento e orientação do projecto final (exercício 6).