Sumários

Exercícios de síntese do percurso desenvolvido ao longo do módulo 1.

23 Outubro 2024, 10:00 Susana Oliveira

Exercícios de síntese do percurso desenvolvido ao longo do módulo 1. O olhar pessoal e subjectivo na tradução gráfica de formas e espaços: exploração de enquadramentos e soluções compositivas menos evidentes. Materiais e técnicas ao critério individual. Trabalhos em grande formato (aproximadamente A1): 1 a 2 desenhos. Continuação dos trabalhos em curso. Combinação entre a abordagem perceptiva e cognitiva nos processos de análise e representação das formas. Caracterização de superfícies, diferenciação de intensidades lineares, exploração de contrastes (claro / escuro; cheio / vazio; completo / indeterminado). Exaltação à exploração de enquadramentos e composições que exprimam um olhar subjectivo e imprevisto dos modelos a representar. Materiais e técnicas ao critério do aluno. 2 desenhos.


Mancha VS linha: valores tonais a tinta da china

22 Outubro 2024, 17:00 João Nunes Mangas Catarino

Exploração de potencialidades da tinta da china a partir de técnicas húmidas e secas . 

Valores tonais sobre papel molhado e sobreposição de camadas de valores tonais do mais claro ao mais escuro sobre papel seco.


OLHAR DESCRITIVO

22 Outubro 2024, 14:00 Maria Inês Ferreira de Mesquita

Caracterização de superfícies, diferenciação de intensidades, exploração de contrastes: claro/escuro, cheio/vazio, acabado/inacabado.
Trabalhos a tinta da china e aguada.


Desenho perceptivo e analítico: integração de processos

22 Outubro 2024, 10:00 Américo Luís Enes Marcelino

Desenvolvimento dos trabalhos em curso. Combinação entre a abordagem perceptiva e cognitiva nos processos de análise e representação das formas. Caracterização de superfícies, diferenciação de intensidades lineares, exploração de contrastes (claro / escuro; cheio / vazio; completo / indeterminado). Exercícios de síntese do percurso anteriormente  desenvolvido. Exploração de dois momentos basilares: (1) aplicação do método de desenho perceptivo a partir de espaços / formas negativas; (2) desenho de análise, aplicando os processos cognitivos da representação (domínio de escalas, direcções e proporções; construções geométricas auxiliares; estruturação perspéctica). Sugestão de volumetria por modelação (tramas lineares) e gradação tonal (diferenciação de intensidades de linhas e manchas).  2 a 3 desenhos. 


Aula #11

21 Outubro 2024, 14:00 Alice Geirinhas

Aula de substituição dada pela professora Inês Mesquita.

Exploração das técnicas húmidas.