Sumários

Continuação

23 Outubro 2018, 10:00 João Manuel da Rocha Jacinto

Continuação dos exercícios em curso. Acompanhamento individualizado.


Desenho de percursos lineares entre objectos e espaços sobre ligações temáticas metafóricas.

22 Outubro 2018, 14:00 João Nunes Mangas Catarino

Expressividade e gesto na linha e conjunto de linhas sobrepostas a partir de movimentos rápidos com meios riscadores de densidade mole, 

sobre objectos ou em zonas específicas  em contraponto com percursos lineares lentos rigorosos sobre ligações espaciais.


Síntese / olhar pessoal (1)

22 Outubro 2018, 10:00 Américo Luís Enes Marcelino

Exercícios de síntese do percurso anteriormente  desenvolvido. Exploração de dois momentos basilares: (1) aplicação do método de desenho perceptivo a partir de espaços / formas negativas; (2) desenho de análise, aplicando os processos cognitivos da representação (domínio de escalas, direcções e proporções; construções geométricas auxiliares; estruturação perspéctica). Sugestão de volumetria por modelação (tramas lineares) e gradação tonal (diferenciação de intensidades de linhas e manchas). O olhar pessoal e subjectivo na tradução gráfica de formas e espaços: exploração de enquadramentos e soluções compositivas menos evidentes. O exemplo de Richard Diebenkorn. Materiais e técnicas ao critério do aluno; exploração de trabalhos em grande formato (aproximadamente A1): 1 a 2 desenhos. 


desenhos de linha de contorno entre espaços e objectos

19 Outubro 2018, 14:00 João Nunes Mangas Catarino

Desenho de linha de contorno sobre objectos e conjunto de estruturas.

Contornos exteriores e interiores. 
Ligação entre o movimento do olho sobre estruturas e objectos e o movimento do lápis na folha de papel.
Desenho de linha contínua com lápis de mina dura, contornos interiores e exteriores de estruturas e ligações espaciais entre objectos.
Desenvolvimento da linha num movimento lento enquanto percurso visual.


Forma mecânica

18 Outubro 2018, 17:00 Manuel Gantes Gonçalves da Costa

Continuação das propostas em curso, 'Block-In'.