DESENHO DE CONTORNO LENTO (2ª parte)
25 Fevereiro 2021, 14:00 • Filipe Manuel Ribeiro de Abreu
Desenhar a partir da observação directa de um referente natural ou orgânico (fisicamente acessível; pode(m) ou não ser o(s) mesmo(s) usado(s) no exercício anterior):
— Usar a linha para a representação e integrar a mancha para a modelação volumétrica;
— Novamente com uma representação a partir de contorno e intorno (lento e preciso) e acrescentar mancha para a modelação tonal, ou seja, o claro escuro.
— Usar a linha, novamente, como uma marca gráfica sensível que varia de intensidade ou espessura para traduzir e caracterizar as formas;
— Atender às questões de fidelidade relativamente a proporções, configuração e detalhes do referente;
— Promover com intencionalidade a composição global da prancha – ocupação do espaço; densidade; etc.
Materiais: - Recomendado o uso de formato A2;
- Qualquer meio riscador seco – grafite, carvão, lápis gordo (cor neutra);
- Outros meios como canetas ou aparos e tinta da China podem ser também profícuos na modelação da linha;
- Sugere-se a manufatura de aparos a partir de canas paus ou outros;
- A mancha pode ser conceptualizada a partir de diferentes metodologias operativas: aguadas (líquidas), sfumatos (carvão e grafite), texturas (frottage), hatching's e crosshatching´s, etc.
- Podem ser combinadas várias técnicas secas e líquidas;
- Manter o cariz mono tonal (sem cor);
Apresentação de desenhos de vários artistas de referência.
(aula ministrada por videoconferência na plataforma Zoom)