Sumários

Desenho de observação de forma artística.

11 Abril 2019, 10:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Conversa com os alunos sobre o desenvolvimento das propostas de abordagens, técnicas e conceptuais, para o primeiro módulo - Desenho de observação de forma artística - da unidade curricular de Desenho II.

Insistência na fluidez e gestualidade como ferramente essencial no desenho de observação. Reforço da importância da observação concentrada e demorada e da actuação refletida (pensada) para obtenção de resultado previsto na concetualização de um desenho.  


Desenho de observação de forma artística.

9 Abril 2019, 10:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Fluência no Desenho: Insistência na Gestualidade e na construção do desenho a partir de linhas continuas, que promovam o desenho no sentido do todo para as partes. Realização dos acertos a partir de novos traçados, acrescentos e reforços abdicando sempre que possível do uso de borracha.

Articulação da construção gráfica a partir da consciência da relação entre a linha e a mancha - Desenho pensado, desde a composição da página, atendendo ao peso, massa e valores lumínicos das formas.
 


Desenho de observação de forma artística.

4 Abril 2019, 10:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Balanço global das propostas de diferentes abordagens ao desenho de observação de forma arística.Conversa com os alunos acerca da composição dos portefólios com vista à apresentação dos mesmos na primeira avaliação intermédia: Diferentes técnicas; técnicas líquidas e secas; fusão de técnicas; diferentes expressões do discurso gráfico; Diferentes abordagens na expressão e na composição.


Desenho de observação de forma artística.

2 Abril 2019, 10:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Continuação e insistência  no  pensar o discurso visual e gráfico na abordagem do desenho: A relação entre linha e mancha; Enquadramento, composição e ritmo; contrastes e variantes expressivas; Criar soluções sintéticas na tradução da realidade observada (pouco traçado).


Desenho de observação de forma artística.

28 Março 2019, 10:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Pensar o discurso visual e gráfico na abordagem do desenho:A relação entre linha e mancha; Enquadramento, composição e ritmo; contrastes e variantes expressivas; promoção deliberada de tensões entre modos opostos (denso/leve; gestualidade/precisão; figura/fundo; etc.).