Sumários

Composição espaço e objectos naturais

11 Maio 2020, 14:00 João Nunes Mangas Catarino

Continuação do exercício 3 iniciado na semana anterior, em paralelo com a continuidade do exercício 2.

Composição de elementos do espaço interior com o exterior atendendo a questões como: proximidade e afastamento, figura e fundo, transparência e opacidade. Utilização preferencial de materiais expressivos ex aguadas com pincel grosso e carvão.   


Objectos naturais + Espaço interior/exterior

8 Maio 2020, 14:00 João Nunes Mangas Catarino

Início do exercício 3 que consiste na elaboração de um painel de grandes dimensões formado por uma composição de desenhos justapostos

que articulam e sequencializam objectos naturais com espaço do interior e/ou exterior. Para este exercício os alunos não estruturam previamente o projecto final, sendo este construido por adição e subtração de elementos visuais, mantendo o conceito work in progress em todo o seu processo.


aula 7

7 Maio 2020, 14:00 João Francisco de Oliveira Santos Feliciano

Aula online através da plataforma zoom.

Acompanhamento dos trabalhos em curso.


Módulo 2: Formas Naturais.

7 Maio 2020, 10:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

— Apreciação e comentário individualizado dos desenhos enviados pelos alunos.

Apresentação do Exercício 3

Linha e Mancha - Método do borrão:  

Em torno da temática das formas naturais realizar conjunto de desenhos (de preferência em formato A2) em que a relação entre a linha e a mancha promova a descrição tridimensional das formas. Seguindo um processo que aluda ao Método do Borrão sugerido por Alexander Cozens. 
A autonomia e desenvolvimento de processos e linguagens individuais do aluno traduz-se na escolha acertada de materiais e técnicas.
Sugestão de variação de técnicas como:
1 - Preenchimento da folha com carvão vegetal espalhado criando uma tonalidade intermédia e depois acrescentar linhas e manchas ou grafismos em tons mais escuros e abrir brancos com a borracha. 
2 - Uso directo de aparo com tinta da china e aguadas de tons intermédios. O aparo pode ser o tradicional aparo metálico ou pode ser um outro qualquer partindo de uma cana ou pena construída pelo aluno.
3 – Sugestão de uma abordagem impressionista para a tradução da luz, volumetria e espacialidade. Tirar proveito do acaso para a recriação de manchas e texturas.
4-  Sugestão de uso e experimentação de qualquer outra  técnica seca, líquida ou mista à escolha do aluno. Foi recomendada a contenção no uso de cor. 

Visualização de imagens acerca do Método do Borrão do Cozens fazendo ligações com outros artistas como Turner, Leonardo da Vinci, entre outros.

(Aula ministrada através de videoconferência na plataforma zoom)

 

 


aula 6

5 Maio 2020, 14:00 João Francisco de Oliveira Santos Feliciano

Aula online através da plataforma zoom.

Apresentação de um conjunto variado de imagens artísticas, relacionadas com o 2º exercício proposto, com a finalidade de inspirar e elucidar os alunos sobre as possibilidades a explorar.
Acompanhamento dos trabalhos em curso.