Sumários
Humanismo, Renascimento e imaginação: aproximações teóricas.
17 Novembro 2017, 15:30 • Cristina Azevedo Tavares
- Breve enquadramento do movimento cultural do renascimento e sua caraterização: rotura e continuidade com o mundo medieval. A influência da leitura de Platão e o impacto na estética florentina e na teoria da arte.
- A tratadística de Alberti e a coincidência do ideal científico e artístico. O método, o classicismo e a valorização da ciência (matemática, ótica e geometria). O rigor do método sobrepõe-se à fantasia e permite a obtenção da Beleza (conveniência meditada entre as partes; ration)
- Leonardo Da Vinci: o humanismo pujante. Arte, ciência e filosofia como procura do uno. O Tratado da Pintura: invenção,, a imaginação e o acaso como meios indispensáveis ao trabalho artístico. A natureza e a matemática essenciais à pintura
- Alberti, L.B., Da Pintura, Da Escultura,Lisboa, Ed. Book Builders, 2017.
- Leonardo Da Vinci, Tratado da Pintura.
- Heléne Védrine, As Filosofias do Renascimento, Lisboa, Europa-América, 1971.
- Raymond Bayer, História da Estética, Lisboa, Ed. Estampa,1995.
O papel da imaginação na filosofia e estética medievais: a patrística e a escolástica. A fantasia e a arte.
10 Novembro 2017, 15:30 • Cristina Azevedo Tavares
- Breve introdução ao mundo medieval. A influência de Plotino no mundo medieval.
- As grandes escolas filosóficas e a influência do neoplatonismo e do aristotelismo. As questões chave da estética medieval: o artífice, a arte e o Belo.A caraterização do Belo para S. Agostinho (Modo, Espécie e Ordem) e para S.Tomás de Aquino (Proporção, Integridade e Clareza).
- O uso da fantasia como veiculo para a alegoria e o símbolo na arte.A imaginação ao serviço da fé, do conhecimento ou do pecado.
- A arte reveladora do transcendente.A aproximação da natureza e dos seus elementos na ótica franciscana. A arte semelhante à natureza (mimesis) na sua atividade e desenvolvimento.
- S.Agostinho, "Confisssões"
- Umberto Eco, "Arte e Beleza na estética medieval"
- Fumagalli Brocchieri, " A Estética da Idade Média"; Lisboa, Ed. Estampa, 2003.
- José María Valverde, "Breve Historia y Antologia de la Estética",Barcelona, Editorial Ariel, 1995 .
Aristóteles e o papel da imaginação no conhecimento e na "Poética". A teoria da ficção na tragédia.
3 Novembro 2017, 15:30 • Cristina Azevedo Tavares
Not Taught.
27 Outubro 2017, 15:30 • Cristina Azevedo Tavares
Aula não leccionada por motivo da docente se encontrar num Colóquio Internacional intitulado:Camões Hoje. (Trans)formações para apresentar uma comunicação na Universidade de Zurique no Instituto Camões dia 27 de Outubro.
A filosofia platónica e a classificação das artes. As artes miméticas e as outras. O papel da fantasia na produção poética.O belo e a fantasia.
20 Outubro 2017, 15:30 • Cristina Azevedo Tavares
- A Eikasia como o 1º grau da relação com o mundo e do saber.
- A filosofia platónica e a classificação das artes tendo em conta a função. Articulação com as teorias da anamenese, e imortalidade da alma.
- As artes miméticas e as artes sem modelo. As questões ontológicas, morais,políticas e gnosiológicas. O despertar para o belo através da vista, e o mito da alma.
- O papel da fantasia na produção poética. As musas, os deuses e a inspiração.
- Leituras recomendadas: Platão. Banquete, República, Fedro. Werner Jaeger: Paideia; Raymond Bayer: História da Estética; Giovanni Lombardo, A Estética da Antiguidade Clássica, Lisboa, Editorial Estampa,2003. (Apoio Nicola Abbaganno, História da Filosofia, 1º volume, Lisboa, Estampa,)