Sumários

Humanismo, Renascimento e imaginação: aproximações teóricas.

17 Novembro 2017, 15:30 Cristina Azevedo Tavares

  • Breve enquadramento do movimento cultural do renascimento e sua caraterização: rotura e continuidade com o mundo medieval.  A influência da leitura de Platão e o impacto na estética florentina e na teoria da arte.
  • A tratadística de Alberti  e a coincidência do ideal científico e artístico. O método, o classicismo e a valorização da ciência (matemática, ótica e geometria). O rigor do método sobrepõe-se à fantasia e permite a obtenção da Beleza (conveniência meditada entre as partes; ration)
  • Leonardo Da Vinci: o humanismo pujante. Arte, ciência e filosofia como procura do uno. O Tratado da Pintura: invenção,, a imaginação e o acaso como  meios indispensáveis ao trabalho artístico. A natureza e a matemática essenciais à pintura
  Leituras Recomendadas:
  • Alberti, L.B., Da Pintura, Da Escultura,Lisboa, Ed. Book Builders, 2017.
  • Leonardo Da Vinci, Tratado da Pintura.
  • Heléne Védrine, As Filosofias do Renascimento, Lisboa, Europa-América, 1971.
  • Raymond Bayer, História da Estética, Lisboa, Ed. Estampa,1995.


O papel da imaginação na filosofia e estética medievais: a patrística e a escolástica. A fantasia e a arte.

10 Novembro 2017, 15:30 Cristina Azevedo Tavares


  • Breve introdução ao mundo medieval. A influência de Plotino no mundo medieval.
  •  As grandes escolas filosóficas e a influência do neoplatonismo e do aristotelismo. As questões chave da estética medieval: o artífice, a arte e o Belo.A caraterização do Belo para S. Agostinho (Modo, Espécie e Ordem) e para S.Tomás de Aquino (Proporção, Integridade e Clareza). 
  •  O uso da fantasia como veiculo para a alegoria e o símbolo na arte.A imaginação ao serviço da fé, do conhecimento ou do pecado.
  •  A arte reveladora do transcendente.A aproximação da natureza e dos seus elementos na ótica franciscana. A arte semelhante à natureza (mimesis) na sua atividade e desenvolvimento.

Leituras recomendadas:

  • S.Agostinho, "Confisssões"
  • Umberto Eco, "Arte e  Beleza na estética medieval"
  • Fumagalli Brocchieri, " A Estética da Idade Média"; Lisboa, Ed. Estampa, 2003.
  • José María Valverde, "Breve Historia y Antologia de la Estética",Barcelona, Editorial Ariel, 1995 .



Aristóteles e o papel da imaginação no conhecimento e na "Poética". A teoria da ficção na tragédia.

3 Novembro 2017, 15:30 Cristina Azevedo Tavares


Aristóteles: aproximações e  discórdias relativamente a Platão, seu mestre.
As conceções teleológicas da atividade humana, da natureza. A arte como atividade (doutrina das quatro causas), processo para um fim determinado. A definição de tragédia em Aristóteles.
Mimesis e o reconhecimento do modelo (prazer intelectual); ficção e catharsis na experiência da tragédia.
Outros elementos da Poética: origem e caracteres da tragédia. A poesia como lugar da imaginação em oposto à história. 
A imaginação como construtora do conhecimento na realização do conceito. As categorias de essência, substância (matéria+forma) e acidente na sua articulação com a lógica. O ato e o devir: a passagem de um estado a outro e a importância da atividade na filosofia de Aristóteles.
Leituras recomendadas:
Aristóteles: "Poética", Ed. Imprensa Nacional, Casa da Moeda.
Nicola Abbganano, História da Filosofia, Estampa, I volume.
Giovanni Lombardo, "A Estética na Antiguidade Clássica", Ed. Estampa


Not Taught.

27 Outubro 2017, 15:30 Cristina Azevedo Tavares



 Aula não leccionada por motivo da docente se encontrar num Colóquio Internacional  intitulado:Camões Hoje. (Trans)formações  para apresentar uma comunicação na Universidade de Zurique no Instituto Camões dia 27 de Outubro.


A filosofia platónica e a classificação das artes. As artes miméticas e as outras. O papel da fantasia na produção poética.O belo e a fantasia.

20 Outubro 2017, 15:30 Cristina Azevedo Tavares

  • A Eikasia como o 1º grau da relação com o mundo e do saber.
  •  A filosofia platónica e a classificação das artes tendo em conta  a função. Articulação com  as teorias da anamenese, e imortalidade da alma.
  •  As artes miméticas e as artes sem modelo. As questões ontológicas, morais,políticas e gnosiológicas.  O despertar para o belo através da vista, e o mito da alma.
  • O papel da fantasia na produção poética. As musas, os deuses e a inspiração.
  • Leituras recomendadas: Platão. Banquete, República, Fedro. Werner Jaeger: Paideia; Raymond Bayer: História da Estética; Giovanni Lombardo, A Estética da Antiguidade Clássica, Lisboa, Editorial Estampa,2003. (Apoio Nicola Abbaganno, História da Filosofia, 1º volume, Lisboa, Estampa,)