Sumários
O foco luminoso e a cor
12 Novembro 2021, 14:00 • João Pais
A propagação da luz. Fontes e feixes de luz. A reflexão e a refração da luz.
A importância do foco luminoso na definição das zonas de luz e de sombra nas formas tridimensionais.
A cor: elementos para uma aproximação histórica da teoria da cor de Goethe a Itten, salientando a importância de Chevreul para os impressionistas com a sua teoria de contraste simultâneo.
Os diferentes contrastes: cor pura e tonal; de claro/escuro; cor fria e quente; cor complementar; de saturação; de quantidade e simultâneo, apresentados com exemplos de obras pictóricas.
Objectivo: dar a conhecer as implicações na opção do foco luminoso e as respectivas implicações na abordagem da cor.
Estratégia: Aulas presenciais de abordagem verbal da matéria, com apresentação de powerpoint e ou, documentário a comentar.
Forma Plástica
5 Novembro 2021, 14:00 • João Pais
De Platão a “Alegoria da Caverna” à teoria corpuscular de Newton. O modelo ondulatório e a importância de Hertz para teoria electromagnética. A definição de luz e seus constituintes com Max Planck e Einstein.
Esquema da propagação das ondas eléctricas e electromagnéticas e respectiva direção. Propriedades das ondas: amplitude; comprimento e frequência.
O espectro visível.
Objectivo: dar a conhecer os mecanismos fisiológicos da visão e as suas interações com o cérebro.
Estratégia: Aulas presenciais de abordagem verbal da matéria, com apresentação de powerpoint e ou, documentário a comentar.
Forma Plástica
29 Outubro 2021, 14:00 • João Pais
A percepção visual da imagem: enquanto acto sensitivo, linguagem e cultura.
A fisiologia do olho nos seus componentes orgânicos, e formação da imagem na retina.
Objectivo: dar a conhecer os mecanismos fisiológicos da visão e as suas interações com o cérebro.
Estratégia: Aulas presenciais de abordagem verbal da matéria, com apresentação de powerpoint e ou, documentário a comentar.
Forma Plástica
22 Outubro 2021, 14:00 • João Pais
Apresentação da série documental “Deus, Cérebro” episódio 3.
Considerações da neurociência sobre a memória, a capacidade de observação e a memória.
Objectivo: compreender que toda a forma ou imagem é portadora de um conteúdo, de uma leitura/interpretação. As características das várias artes.
Estratégia: Aulas presenciais de abordagem verbal da matéria, com apresentação de powerpoint e ou, documentário a comentar.Forma Plástica
15 Outubro 2021, 14:00 • João Pais
Os tipos de linguagem (classificação e natureza) e seus constituintes: signo; significação; significado. Os tipos de signo.
Considerações sobre a evolução e os mecanismos do cérebro relevantes na compreensão do processo criativo.
Objectivo: compreender que toda a forma ou imagem é portadora de um conteúdo, de uma leitura/interpretação. As características das várias artes.
Estratégia: Aulas presenciais de abordagem verbal da matéria, com apresentação de powerpoint e ou, documentário a comentar.
Nota: recomendou-se aos alunos a visualização da série documental “Deus, Cérebro”, episódio 2 na plataforma YouTube.