Sumários

Balanço do semestre e preparação para a avaliação final

28 Maio 2024, 10:00 Ana Lia Miranda Santos

Apresentação de resumo do semestre e dos trabalhos efectuados em GDE


Balanço do semestre e preparação para a avaliação final

28 Maio 2024, 08:30 Ana Lia Miranda Santos

Apresentação de resumo do semestre e dos trabalhos efectuados em GDE


Informação aos alunos do e-mail do Prof. Cristovão Pereira e dispensa de aula

21 Maio 2024, 10:00 Ana Lia Miranda Santos

e-mail Prof. Cristovão Pereira seg 13-05, 13:29

Caros colegas, docentes da UC de Gestão de Design e Empreendedorismo,

Tomei esta semana conhecimento que, de acordo com a opinião dos próprios alunos, há uma carga

excessiva de trabalho solicitado na UC de Gestão do Design e Empreendedorismo (GDE). Tem

havido, conforme os mesmos relatam, semanas consecutivas de apresentações nesta UC. Cada

docente da mesma tem solicitado trabalhos distintos e ainda é necessário preparar um portfolio.

Como resultado, esta UC, de tipologia teórica, está a exigir mais tempo de trabalho do que o

previsto pelos 6 ECTS que lhe estão atribuídos, a ponto de prejudicar as demais UCs que compõem

o plano curricular do semestre em curso.

Incluo aqui a UC de Projeto V, uma UC com 12 ECTS, logo, central para o semestre, tal como

acontece com as dos restantes deste curso. Os seus docentes, dos quais eu próprio faço parte,

verificam que os alunos estão a ser prejudicados porque eles não estão a conseguir cumprir os

conteúdos programáticos previstos. Aliás, de acordo com o que relatam os próprios alunos, a UC de

GDE está a ocupar-lhes tanto tempo extralectivo como a de Projeto V. Aproveito para referir o

episódio recente que testemunhei de uma avaliação online de GDE durante um dos tempos de aula

de Projeto V.

Devo referir ainda que a atual dedicação excessiva dos alunos a GDE não decorre de qualquer

entusiasmo da parte deles ou sequer compreensão para tal. Em vez disso, referem exigências

excessivas e ameaças de imediata reprovação em GDE, nomeadamente da colega Ana Lia, o que é

desadequado à luz do que estabelece o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e

Competências dos Estudantes (RACCE) para os critérios de avaliação.

Devo recordar que o número de ECTS por unidade curricular é estabelecido em função do número

total de horas de trabalho que se pretende como adequado para o plano curricular em questão. Se

cada ano curricular realizado a tempo inteiro corresponde a 60 ECTS, a 40 semanas e 1680 horas

de trabalho do estudante (repartidos por dois períodos semestrais de igual duração), cada crédito

ECTS equivale a vinte e oito horas de trabalho (envolvendo todas as actividades necessárias à

conclusão com êxito do processo de aprendizagem, ou seja, aulas, trabalhos práticos, estudo,

avaliação, etc.).

Assim sendo, uma vez que estão atribuídos 6 ECTS a GDE, cada aluno deve dedicar-lhe 168h do

seu tempo no semestre. Retirando as 42h de aulas que existem nas 14 semanas letivas, restam

126h, as quais devem incluir o tempo que os alunos dedicam à avaliação final. Em alternativa de

cálculo simplificado, GDE deve ocupar 20% (30:6 ECTS) do tempo de trabalho semestral dos

alunos. Ou ainda, ao serem consideradas as 40h de trabalho semanal do aluno, o aluno deve

despender, em média, 5h semanais de trabalho extralectivo para GDE (20%*40h-3h de aulas).

Assim, e na qualidade de coordenador da LDE, venho solicitar:

O redimensionamento do trabalho solicitado aos alunos em GDE, de acordo com os 6 ECTS

que lhe estão destinados. Naturalmente, este redimensionamento deve ser feito a partir de

uma estimativa realista, ou seja, de acordo com o tempo em que os alunos, em média,

conseguem efetivamente realizar as tarefas solicitadas;

A observação dos critérios de avaliação estabelecidos pelo RACCE, os quais estão refletidos

no programa da UC de GDE, nos quais cada avaliação periódica, que têm, no seu conjunto,

um peso de 60%, nunca pode ser eliminatória per si (nº4 do art.9º do RACCE);

O estrito cumprimento do horário da UC de GDE para as suas avaliações periódicas.

A fim de sanar em tempo útil para este semestre as questões referidas, solicito ainda que as

medidas que refiro tenham efeito imediato.

Sem outro assunto de momento e agradecendo desde já a atenção, fico à disposição para o que for

necessário.

Cumprimentos/ Best Regards,

__________________________

Cristóvão Valente Pereira

coordenador do 1º ciclo de design de equipamento | product & interior design 1st cycle coordinator

professor auxiliar com agregação | assistant professor

faculdade de belas-artes da universidade de lisboa

largo da academia nacional de belas-artes, 1249-058 lisboa, portugal

+351 213 252 100 | c.pereira@belasartes.ulisboa.pt


Informação aos alunos do e-mail do Prof. Cristovão Pereira e dispensa de aula

21 Maio 2024, 08:30 Ana Lia Miranda Santos

e-mail Prof. Cristovão Pereira seg 13-05, 13:29

Caros colegas, docentes da UC de Gestão de Design e Empreendedorismo,

Tomei esta semana conhecimento que, de acordo com a opinião dos próprios alunos, há uma carga

excessiva de trabalho solicitado na UC de Gestão do Design e Empreendedorismo (GDE). Tem

havido, conforme os mesmos relatam, semanas consecutivas de apresentações nesta UC. Cada

docente da mesma tem solicitado trabalhos distintos e ainda é necessário preparar um portfolio.

Como resultado, esta UC, de tipologia teórica, está a exigir mais tempo de trabalho do que o

previsto pelos 6 ECTS que lhe estão atribuídos, a ponto de prejudicar as demais UCs que compõem

o plano curricular do semestre em curso.

Incluo aqui a UC de Projeto V, uma UC com 12 ECTS, logo, central para o semestre, tal como

acontece com as dos restantes deste curso. Os seus docentes, dos quais eu próprio faço parte,

verificam que os alunos estão a ser prejudicados porque eles não estão a conseguir cumprir os

conteúdos programáticos previstos. Aliás, de acordo com o que relatam os próprios alunos, a UC de

GDE está a ocupar-lhes tanto tempo extralectivo como a de Projeto V. Aproveito para referir o

episódio recente que testemunhei de uma avaliação online de GDE durante um dos tempos de aula

de Projeto V.

Devo referir ainda que a atual dedicação excessiva dos alunos a GDE não decorre de qualquer

entusiasmo da parte deles ou sequer compreensão para tal. Em vez disso, referem exigências

excessivas e ameaças de imediata reprovação em GDE, nomeadamente da colega Ana Lia, o que é

desadequado à luz do que estabelece o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e

Competências dos Estudantes (RACCE) para os critérios de avaliação.

Devo recordar que o número de ECTS por unidade curricular é estabelecido em função do número

total de horas de trabalho que se pretende como adequado para o plano curricular em questão. Se

cada ano curricular realizado a tempo inteiro corresponde a 60 ECTS, a 40 semanas e 1680 horas

de trabalho do estudante (repartidos por dois períodos semestrais de igual duração), cada crédito

ECTS equivale a vinte e oito horas de trabalho (envolvendo todas as actividades necessárias à

conclusão com êxito do processo de aprendizagem, ou seja, aulas, trabalhos práticos, estudo,

avaliação, etc.).

Assim sendo, uma vez que estão atribuídos 6 ECTS a GDE, cada aluno deve dedicar-lhe 168h do

seu tempo no semestre. Retirando as 42h de aulas que existem nas 14 semanas letivas, restam

126h, as quais devem incluir o tempo que os alunos dedicam à avaliação final. Em alternativa de

cálculo simplificado, GDE deve ocupar 20% (30:6 ECTS) do tempo de trabalho semestral dos

alunos. Ou ainda, ao serem consideradas as 40h de trabalho semanal do aluno, o aluno deve

despender, em média, 5h semanais de trabalho extralectivo para GDE (20%*40h-3h de aulas).

Assim, e na qualidade de coordenador da LDE, venho solicitar:

O redimensionamento do trabalho solicitado aos alunos em GDE, de acordo com os 6 ECTS

que lhe estão destinados. Naturalmente, este redimensionamento deve ser feito a partir de

uma estimativa realista, ou seja, de acordo com o tempo em que os alunos, em média,

conseguem efetivamente realizar as tarefas solicitadas;

A observação dos critérios de avaliação estabelecidos pelo RACCE, os quais estão refletidos

no programa da UC de GDE, nos quais cada avaliação periódica, que têm, no seu conjunto,

um peso de 60%, nunca pode ser eliminatória per si (nº4 do art.9º do RACCE);

O estrito cumprimento do horário da UC de GDE para as suas avaliações periódicas.

A fim de sanar em tempo útil para este semestre as questões referidas, solicito ainda que as

medidas que refiro tenham efeito imediato.

Sem outro assunto de momento e agradecendo desde já a atenção, fico à disposição para o que for

necessário.

Cumprimentos/ Best Regards,

__________________________

Cristóvão Valente Pereira

coordenador do 1º ciclo de design de equipamento | product & interior design 1st cycle coordinator

professor auxiliar com agregação | assistant professor

faculdade de belas-artes da universidade de lisboa

largo da academia nacional de belas-artes, 1249-058 lisboa, portugal

+351 213 252 100 | c.pereira@belasartes.ulisboa.pt


Apresentação pitch O plano de negócios + Planeamento financeiro de novos negócios

14 Maio 2024, 10:00 Ana Lia Miranda Santos

O que é e para que serve o plano de negócios Estrutura do plano de negócios 

Fontes de financiamento Calculo de indicadores base e demonstrações financeiras