Apresentação do programa
13 Setembro 2018, 10:00 • Luís Jorge Rodrigues Gonçalves
Apresentação do programa
História da Arte I
History of Art I
Anos letivos Academic years |
2018–2021 |
Grau de ensino Degree |
Licenciatura Bachelor of Arts |
Duração Duration |
Semestral Semestral |
Horas de contacto Student workload |
(T 42 + OT 21 horas) (T 42 + OT 21 horas) |
ECTS |
(6 ECTS) |
Nível Level |
I* |
Professor Professor |
Luís Jorge Gonçalves |
*Esta unidade curricular é de nível I. Deverá ser frequentada preferencialmente no início do percurso académico por se tratar de uma disciplina com grau de complexidade e exigência introdutórios.
*This is a level I unit. It should preferably be attended at the beginning of one's academic course as it is a subject with a reduced level of complexity and requirement.
PROGRAMA CURRICULAR
COURSE UNIT CONTENT
1 — Objetivos de Aprendizagem
Intended learning outcomes
A História da Arte I tem os seguintes objectivos:
1. Contribuir para o enriquecimento e valorização da memória visual dos futuros profissionais da imagem e do “fazer artístico”;
2. Desenvolver a capacidade de leitura da imagem no tempo/espaço, ou seja a Narrativa da Arte;
3. Enquadrar as imagens no contexto das sociedades que as produziram;
4. Problematizar sobre as obras e as narrativas artísticas.
Mais que um mero acumular de datas, nomes e imagens, em sucessão mais ou menos linear pela História do Homem, pretende-se equacionar as grandes transformações e a mudança no imaginário das diferentes culturas humanas e o modo como a arte expressou essa mudança.
A escala temporal do programa é extensa, dos primeiros artefactos ao final do século XIV. Neste amplo arco cronológico vamos centrar-nos numa periodização histórico-artística da bacia do mediterrâneo e da Europa Ocidental, desde a “Explosão Criativa” do Paleolítico Superior ao fim da Idade Média, procurando dar-se referências artísticas sobre outras civilizações coevas, de modo a que os alunos fiquem com uma visão global do fenómeno artístico. Nesta análise vamos ainda abordar os materiais, as técnicas e o estatuto social do artista nas diferentes civilizações.
The History of Art I has the following objectives:
1. To contribute to the enrichment and enhancement of the visual memory of future professionals of the image and of "artistic making";
2. Develop the ability to read the image in time / space, ie the Art Narrative;
3. Framing the images in the context of the societies that produced them;
4. To problematize on the works and the artistic narratives.
More than a mere accumulation of dates, names and images, in a more or less linear succession through the History of Man, we intend to equate the great transformations and the change in the imaginary of the different human cultures and the way in which the art expressed this change.
The temporal scale of the program is extensive, from the first artifacts to the end of the fourteenth century. In this wide chronological arc we will focus on a historical-artistic periodization of the Mediterranean basin and Western Europe, from the "Creative Explosion" of the Upper Paleolithic to the end of the Middle Ages, seeking to give artistic references on other coeval civilizations, so to give students an overall view of the artistic phenomenon. In this analysis we will also discuss the materials, techniques and social status of the artist in different civilizations.
2 — Conteúdos Programáticos
Syllabus
1. Introdução à teoria da História da Arte.
2. Emergência do Homem e da Arte nas comunidades de caçadores-recolectores.
3. Inovação artística nas primeiras sociedades de agricultores-pastores: cerâmica, metais, rituais funerários e o megalitismo.
4. Complexos artísticos nas primeiras civilizações agrárias: da Suméria ao Egipto.
5. Arte na Cidade Antiga: das Ciclades à Grécia Clássica e a Roma.
6. Arte na Cidade de Deus no século V ao século XV
7. Arte na Cidade dos Homens: Renascimento
1. Introduction to the History of Art theory.
2. Emergence of Man and Art in hunter-gatherer communities.
3. Innovation in the new farmer-pastoralist societies: pottery, metals, funerary rituals and megalithism.
4. Artistic complexes in the earliest agricultural civilizations: from Sumer to Egypt.
5. Art in the Old City: from the Classical Cyclades and Rome.
6. Art in the City of God: from the 5th to the 15th century.
7. Art in the City of Men: Renaissance
3 — Metodologias de Ensino e Avaliação
Teaching and Evaluation Methodologies
A escassa carga horária da cadeira impôs uma metodologia assente no Método Expositivo.
Os conteúdos do programa serão ainda fortemente apoiados no comentário a imagens.
Haverá ainda nas aulas espaço ao debate.
A avaliação com três provas obrigatórias, na assiduidade (10%) e participação dos alunos (10%).
A primeira prova obrigatória (20%) teste sobre o capítulo “Iconografia e a Iconologia: uma introdução ao estudo da arte da renascença” do livro de ERWIN PANOFSKY. O significado nas artes visuais. Lisboa: Presença, 1989
A segunda prova obrigatória (30%) teste sobre o livro LEWIS-WILLIAMS, David. The mind in the cave. Consciousness and the origins of Art. London: Thames & Hudson, 2002.
A terceira prova de avaliação é um teste sobre toda a matéria (30%).
Dispensam de comparência à avaliação final os alunos com classificação média igual ou superior a 12 valores obtida em avaliação periódica.
Só são admitidos à avaliação final os estudantes com classificação média igual ou superior a 8 valores obtida em avaliação periódica.
A Avaliação Final consiste num teste escrito e terá a ponderação de 10%.
As classificações dos elementos de avaliação são expressas na escala numérica inteira de zero (0) a vinte (20).
The low hour load of the chair imposed a methodology based on the Expositive Method.
The contents of the program will still be strongly supported in the commentary to images.
There will also be room for discussion in class.
Assessment with three compulsory tests, attendance (10%) and student participation (10%).
The first mandatory test (20%) test on the chapter "Iconography and Iconology: an introduction to the study of Renaissance art" from ERWIN PANOFSKY's book. Meaning in the visual arts. Lisbon: Presence, 1989.
The second mandatory test (30%) test on the book LEWIS-WILLIAMS, David. The mind in the cave. Consciousness and the Origins of Art London: Thames & Hudson, 2002
The third test is a test on the whole subject (30%).
Students with an average grade of 12 or higher obtained in periodic evaluation are absent from the final evaluation.
Only students with an average grade of 8 or higher obtained in periodic assessment are admitted to the final evaluation.
The Final Assessment consists of a written test and will have a weighting of 10%.
The classifications of the elements of evaluation are expressed in the whole numerical scale of zero (0) to twenty (20).
4 — Bibliografia Recomendada
Recommended Bibliography
Argan, Giulio Carlo / Fagiolo, Maurízio (1994). Guia de História da Arte. Lisboa: Estampa.
Argan, Giulio Carlo. Arte e Critica de Arte. Lisboa: Editorial Estampa,1994.
Clottes, Jean / Lewis-Williams, David (1996). Les chamanes de la préhistoire. Paris: Seuil [tradução castelhana: Los chamanes de la prehistoria. Barcelona: Ariel, 2001].
Gombrich. E.H. (2005). A história da arte. Lisboa: Público.
Huyghe, René -dir.- (1957-1961). El arte y el hombre. Barcelona: Planeta, 3 vols [existe a edição francesa na biblioteca. Os textos introdutórios a cada capítulo, da autoria de René Huyghe, foram traduzidos para português com o título: Sentido e destino da arte, Lisboa: Edições 70, 1986, 2 vols.].
Janson, Anthony F. & Janson, Horst Woldemar -ed.- (2010). A Nova História da Arte de Janson: a tradição ocidental. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
Lewis-Williams, David (2002). The mind in the cave. Consciousness and the origins of art. London: Thames & Hudson [tradução castelhana: La mente en la caverna. La conciencia y los orígenes del arte. Madrid: akal, 2005].
5 — Assistência aos alunos
O atendimento para esclarecimento de dúvidas será às segundas-feiras das 15.30 às 16.30 h. no gabinete de Ciências da Arte e o email de contato para marcação antecipada será: apoioaulasfbaul@gmail.com
The answer to clarify doubts will be on Mondays from 3.30 pm to 4.30 pm. in the Office of Art Sciences and the contact email for advance marking will be: