Apresentação do programa
19 Setembro 2022, 08:30 • Luís Jorge Rodrigues Gonçalves
Apresentação do programa.
História da Arte e Cultura
Material
History of Art
and Material Culture
Anos letivos Academic years |
2022-2023 |
Grau de ensino Degree |
Licenciatura Bachelor of Arts |
Duração Duration |
Semestral Semestral |
Horas de contacto Student workload |
(T
42 + OT 21 horas) (T 42 + OT 21 horas) |
ECTS |
(6 ECTS) |
Nível Level |
I* |
Professor Professor |
Luís Jorge
Gonçalves |
*Esta unidade curricular é de nível I. Deverá ser
frequentada preferencialmente no início do percurso académico por se tratar de
uma disciplina com grau de complexidade e exigência introdutórios.
PROGRAMA CURRICULAR
COURSE UNIT
CONTENT
1 — Objetivos de Aprendizagem
Intended learning outcomes
Trata-se de uma disciplina de confluência entre
saberes: história da arte, antropologia, design, artes, arqueologia, história,
economia, arquitetura, engenharia e medicina, entre outras.
Neste sentido, procura-se responder às seguintes
questões:
1. Como o homem foi concebendo artefactos capazes
de responder às suas necessidades quotidianas?
2. Por outro lado, como foram as formas artísticas
capazes de responder a necessidade espirituais?
3. Qual a relação entre artefactos, arte e as
pessoas?
4. De que modo os artefactos estão implicados na
construção, manutenção, e transformação de identidades sociais e culturais?
Pretende-se com esta disciplina:
1. Contribuir para o enriquecimento e valorização
da memória visual dos futuros profissionais da imagem, do “fazer artístico” e
do design;
2. Desenvolver a capacidade de leitura da imagem e
dos objetos no tempo/espaço;
3. Enquadrar as imagens no contexto das sociedades
que as produziram
It is a discipline of confluence between knowledge: art history,
anthropology, design, arts, archeology, history,
economics, architecture, engineering and medicine, among others.
In this sense, we try to answer the following questions:
1. How was man conceiving artifacts capable of responding to his daily
needs?
2. On the other hand, how were artistic forms capable of responding to
spiritual need?
3. What is the relationship between artifacts, art, and people?
4. How are artifacts involved in building, maintaining, and transforming
social and cultural identities?
It is intended with this discipline:
1. To contribute to the enrichment and enhancement of the visual memory of
future professionals of the image, of the "artistic make" and of the
design;
2. Develop the ability to read the image and objects in time / space;
3. Framing the images in the context of the societies that produced them.
2 — Conteúdos Programáticos
Syllabus
1.História da Arte e Cultura Material como
disciplinas científicas
2.Sociedades de caçadores-recolectores
2.1.Processo de hominização e cultura material
2.2.Emergência das Artes Plásticas no processo de
hominização
2.3.Comunidades isoladas ou semi-isoladas
contemporâneas, seus recursos e design
3. Arte e cultura material das primeiras
comunidades produtoras
3.1.Novos produtos, novos materiais e novas
linguagens plásticas
4.A arte e cultura material das primeiras
civilizações
4.1. Comparação da arquitetura, pintura, escultura
e design nas primeiras civilizações
4.2.A civilização Egípcia: arquitetura, pintura,
escultura e design
5.Arte e Cultura Material na cidade Antiga
5.1.Formação da arte grega
5.2.Arte grega: arquitetura, pintura, escultura e
design
5.3.Expansão do modelo grego
5.4.Arte romana e suas raízes: arte e design no
quotidiano
6.Arte e Cultura Material na cidade de Deus
6.1.Arte e Cultura Material na Alta Idade Média
6.2.Arte e Cultura Material na Baixa Idade Média
1. History of Art and Culture Material as scientific disciplines
2.1. Process of hominization and material culture
2.2. Emergence of the Plastic Arts in the process of hominization
2.3. Contemporary isolated or semi-isolated communities, their resources
and design
3. Art and material culture of the first producing communities
3.1. New products,new materials and new plastic languages
4. The art and material culture of early civilizations
4.1. Comparison of architecture, painting, sculpture and design in early
civilizations
4.2. Egyptian civilization:architecture, painting, sculpture and design
5. Art and Culture Material in the ancient city
5.1. Formation of Greek art
5.2. Greek art:
architecture, painting, sculpture and design
5.3. Expansion of the
Greek model
5.4. Roman art and
its roots:art and design in everyday life
6. Art and Culture
Material in the city of God
6.1. Arts and Culture
Material in the High Middle Ages
6.2. Arts and Culture
Material in the Middle Ages
Teaching and Evaluation Methodologies
A escassa carga horária da cadeira impôs uma
metodologia assente no Método Expositivo.
Os conteúdos do programa serão ainda fortemente
apoiados no comentário a imagens.
Haverá ainda nas aulas espaço ao debate.
A avaliação com três provas obrigatórias, na
assiduidade (10%) e participação dos alunos (10%).
A primeira prova obrigatória (20%) teste sobre o
capítulo “Iconografia e a Iconologia: uma introdução ao estudo da arte da
renascença” do livro de ERWIN PANOFSKY. O significado nas artes visuais.
Lisboa: Presença, 1989 e sobre o livro
De MICHEL DE CERTAEU. A Invenção do cotidiano.
Editora Vozes, 1989.
A segunda prova obrigatória (30%) teste sobre o
livro LEWIS-WILLIAMS, David. The mind
in the cave. Consciousness and the origins of Art. London: Thames & Hudson, 2002 e sobre o livro
CLIFFORD GEERTZ. Interpretação das culturas. LTC, 1989.
A terceira prova de avaliação é um teste sobre toda
a matéria.
Dispensam de comparência à avaliação final os
alunos com classificação média igual ou superior a 12 valores obtida em
avaliação periódica.
Só são admitidos à avaliação final os estudantes
com classificação média igual ou superior a 8 valores obtida em avaliação
periódica.
A Avaliação Final consiste num teste escrito e terá
a ponderação de 10%.
As classificações dos elementos de avaliação são
expressas na escala numérica inteira de zero (0) a vinte (20).
The low hour load of the chair imposed a methodology based on the
Expositive Method.
The contents of the program will still be strongly supported in the
commentary to images.
There will also be room for discussion in class.
Assessment with three compulsory tests, attendance (10%) and student
participation (10%).
The first mandatory test (20%) test on the chapter "Iconography and
Iconology: an introduction to the study of Renaissance art" from ERWIN
PANOFSKY's book. Meaning in the visual arts. Lisbon: Presence, 1989 and on the
book by MICHEL DE CERTAEU. The Invention of everyday life. Editora Vozes, 1989.
The second mandatory test (30%) test on the book LEWIS-WILLIAMS, David.
The mind in the cave. Consciousness and the Origins of Art London: Thames &
Hudson, 2002 and on the book CLIFFORD GEERTZ. Interpretation of cultures.
LTC, 1989.
The third test is a test on the whole subject.
Students with an average grade of 12 or higher obtained in periodic
evaluation are absent from the final evaluation.
Only students with an average grade of 8 or higher obtained in periodic
assessment are admitted to the final evaluation.
The Final Assessment consists of a written test and will have a weighting
of 10%.
The classifications of the elements of evaluation are expressed in the
whole numerical scale of zero (0) to twenty (20).
4 — Bibliografia Recomendada
Recommended Bibliography
Argan, Giulio Carlo /
Fagiolo, Maurízio (1994). Guia de História da Arte. Lisboa: Estampa.
Certaeu, Michel de
(1989). A Invenção do cotidiano. Rio de Janeiro: LTC.
Clottes, Jean / Lewis-Williams, David (1996).
Les chamanes de la
préhistoire. Paris: Seuil
Geertz, Clifford (1989).
Interpretação das culturas. Rio de Janeiro.
Gombrich. E.H. (2005). A
história da arte. Lisboa: Público.
Huyghe, René -dir.- (1957-1961). El arte y el hombre. Barcelona: Planeta, 3 vols [existe a edição francesa na biblioteca.
Os textos introdutórios
a cada capítulo, da autoria de René Huyghe, foram traduzidos para português com
o título:
Sentido e destino da
arte, Lisboa: Edições 70, 1986, 2 vols.].
Janson, Anthony F. / Janson, Horst Woldemar
-ed.- (2010). A Nova História da Arte de Janson: a tradição
ocidental.
Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Lewis-Williams, David (2002). The mind in the
cave. Consciousness and the origins of Art. London: Thames & Hudson.
5- Student Assistance
O atendimento para esclarecimento de
dúvidas será às segundas-feiras das 15.30 às 16.30 h. no gabinete de Ciências
da Arte e o email de contato para marcação antecipada será:
apoioaulasfbaul@gmail.com
The answer to clarify doubts
will be on Mondays from 3.30 pm to 4.30 pm. in the Office of Art Sciences and
the contact email for advance marking will be:
apoioaulasfbaul@gmail.com