Os Expositores Livres de 1911 e o modernismo dos humoristas. Introdução à geração de Orpheu e Portugal Futurista. Introdução a Amadeo de Souza- Cardoso

22 Abril 2022, 10:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

Os expositores livres (1911) e o início do modernismo na arte Portuguesa. As revistas e as exposições dos humoristas modernistas: as inovações de Correia Dias e Cristiano Cruz. Outros humoristas modernos: os aparecimentos de Emmérico Nunes, Stuart Carvalhais, Almada Negreiros, Jorge Barradas ou António Soares. Introdução à geração de «Orpheu»: as edições de Orpheu e Portugal Futurista e o seu círculo de artistas. Os regressos de Paris com a primeira Guerra Mundial. Introdução a Amadeo de Souza-Cardoso e as suas primeiras fases. As primeiras pinturas.

[sessão por videoconferência]

Bibliografia:

  • AA.VV.;  História da Arte Portuguesa – 3ºvolume (direcção de Paulo Pereira), Lisboa: Temas e Debates, Círculo de Leitores, 1996.
  • AA.VV.;  Arte Portuguesa. Da Pré-História ao Século XX (Volumes 15-20) (coordenação de Dalila Rodrigues), Fubu Editores, 2009.
  • DIAS, Fernando Rosa, «O Futuro dos Humoristas - O Humorismo enquanto Modernismo», in Os Humoristas de 1912 e o Futuro da Memória, (actas e catálogo das Jornadas Europeias do Património; coordenação de José Quaresma), edição digital, DVD-ROM, FBAUL-CIEBA, Academia de Belas Artes, 2012,
  • FRANÇA, José-Augusto; A Arte em Portugal no século XX (1911-1961), Lisboa: Bertrand Editora, 1991, 3ª edição acrescentada; 1974, 1ª edição).