Os Salões de Outono e as pinturas para a Brasileira do Chiado e o Bristol Club. Síntese das possibilidades da pintura portuguesa na década de 1920. Introdução aos anos 30: Júlio e Mário Eloy
13 Maio 2022, 10:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
Eduardo Viana e os Salões de Outono. Os quadros da Brasileira do Chiado e do Bristol Club. Almada Negreiros nos anos 20.
Síntese das possibilidades da pintura portuguesa na década de 1920. A importância da Exposição dos Artistas Independentes de 1930. Entendimentos para as mudanças entre os anos 20 e 30 e a criação de uma estética modernista do Estado Novo. O caso de Júlio dos Reis Pereira e a revista Presença. Mário Eloy nos anos 20. Os inícios com Eduardo Viana. A fase Verde e o expressionismo de matriz germânica. O racionalismo no início dos anos 30. As perturbações na segunda metade dos anos 30 e nova situação expressionista.
[sessão presencial e por videoconferência]
Bibliografia:
- AA.VV.; Museu do Chiado. Arte Portuguesa. 1850-1950, Lisboa: Instituto Português dos Museus, Museu do Chiado, 1994.
- AA.VV.; História da Arte Portuguesa – 3ºvolume (direcção de Paulo Pereira), Lisboa: Temas e Debates, Círculo de Leitores, 1996.
- AA.VV.; Arte Portuguesa. Da Pré-História ao Século XX (Volumes 15-20) (coordenação de Dalila Rodrigues), Fubu Editores, 2009.
- DIAS, Fernando Rosa, Ecos Expressionistas na Pintura Portuguesa Entre-Guerras (1914-1940), Lisboa: Campo da Comunicação, 2011.
- FRANÇA, José-Augusto; A Arte em Portugal no século XX (1911-1961), Lisboa: Bertrand Editora, 1991, 3ª edição acrescentada; 1974, 1ª edição)