Sumários
Os anos 20 nas artes plásticas portuguesas. OS 5 Independentes. A escultura. Os Salões de Outono e as pinturas para a Brasileira do Chiado e o Bristol Club. Síntese das possibilidades da pintura portuguesa na década de 1920.
21 Abril 2023, 10:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
Depois de Orpheu e Portugal Futurista. Introdução aos anos
20. Os anos 20 e a matriz portuguesa do regresso à ordem. Os casos de Manuel
Jardim, Armando de Basto e Eduardo Viana. As novas revistas mundanas e os
ilustradores. Os 5 Independentes e a matriz cénanniana:
Dórdio Gomes, Francisco Franco, Diogo de Macedo e ainda João Abel Manta.
Eduardo Viana e os Salões de Outono. Os quadros da Brasileira do Chiado e do
Bristol Club. Almada Negreiros nos anos 20.
Bibliografia geral:
- AA.VV.; História da Arte Portuguesa – 3ºvolume (direcção de Paulo Pereira), Lisboa: Temas e Debates, Círculo de Leitores, 1996.
- AA.VV.; Arte Portuguesa. Da Pré-História ao Século XX (Volumes 15-20) (coordenação de Dalila Rodrigues), Fubu Editores, 2009.
- DIAS, Fernando Rosa, Ecos Expressionistas na Pintura Portuguesa Entre-Guerras (1914-1940), Lisboa: Campo da Comunicação, 2011.
- FRANÇA, José-Augusto; A Arte em Portugal no século XX (1911-1961), Lisboa: Bertrand Editora, 1991, 3ª edição acrescentada; 1974, 1ª edição).
- Museu do Chiado. Arte Portuguesa. 1850-1950, Lisboa: Instituto Português dos
Museus, Museu do Chiado, 1994
A arquitetura do ferro e do vidro em Portugal. O realismo e o naturalismo. O Grupo do Leão.
19 Abril 2023, 14:00 • Eduardo Manuel Alves Duarte
A arquitetura do ferro e do vidro em Portugal. O realismo e o naturalismo na literatura e na arte. O Grupo do Leão: princípios e exposições.
A arquitetura no século XIX e inícios do XX: revivalismos e ecletismos. Arquitetos e principais obras.
14 Abril 2023, 14:00 • Eduardo Manuel Alves Duarte
A arquitetura no século XIX e inícios do XX: revivalismos e ecletismos. O estilo Beaux-Arts em Portugal. Arquitetos e principais obras.
Introdução à geração de Orpheu e Portugal Futurista. O caso de Amadeo de Souza-Cardoso. Santa Rita Pintor e o futurismo português.
14 Abril 2023, 10:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
Introdução à geração de Orpheu: as edições de Orpheu e Portugal Futurista e o seu círculo de artistas. Os regressos de Paris com a primeira Guerra Mundial. Introdução a Amadeo de Souza-Cardoso e as suas primeiras fases. As primeiras pinturas. O afastamento do grupo de portugueses e o assumir das vanguardas. O envolvimento na exposição Armory Show. Fase de mudança e o retorno a Manhufe: a experiência dos «ismos». As exposições individuais de 1916: abstracção versus futurismo. A importância da última fase de Amadeo: a síntese dos «ismos». A difícil recepção póstuma da obra de Amadeo e a tardia mitificação – os paradoxos do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso instituído pelo Secretariado de Propaganda Nacional de António Ferro. A formação Académica de Santa Rita e as provas de bolseiro. Santa Rita e o futurismo. Definição de estratégias. A Dimensão performativa e provocatória a inspiração futurista. A relação com Orpheu e a edição do Portugal Futurista. A sessão futurista. As cumplicidades com Almada Negreiros. Carlos Porfírio e o futurismo no Algarve.
Bibliografia geral:
- AA.VV.; História da Arte Portuguesa – 3ºvolume (direcção de Paulo Pereira), Lisboa: Temas e Debates, Círculo de Leitores, 1996.
- AA.VV.; Arte Portuguesa. Da Pré-História ao Século XX (Volumes 15-20) (coordenação de Dalila Rodrigues), Fubu Editores, 2009.
- DIAS, Fernando Rosa, Ecos Expressionistas na Pintura Portuguesa Entre-Guerras (1914-1940), Lisboa: Campo da Comunicação, 2011.
- FRANÇA, José-Augusto; A Arte em Portugal no século XX (1911-1961), Lisboa: Bertrand Editora, 1991, 3ª edição acrescentada; 1974, 1ª edição).
- Museu do Chiado. Arte Portuguesa. 1850-1950, Lisboa: Instituto Português dos Museus, Museu do Chiado, 1994.
A pintura do romantismo.
12 Abril 2023, 14:00 • Eduardo Manuel Alves Duarte
A pintura do romantismo: Tomás da Anunciação, Francisco Metrass, Cristino da Silva, José rodrigues, visconde de Menezes, António José Patrício, Francisco José Resende, Leonel Marques Pereira e Miguel Ângelo Lupi. Vítor Bastos e a escultura. Os monumentos a Camões, D. Pedro IV, arco da rua Augusta, Restauradores e frontão da C.M. de Lisboa.