Continuação do estudo de Amadeo de Souza-Cardoso. Santa Rita Pintor e o futurismo português
15 Maio 2020, 10:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
Continuação do estudo de Amadeo de Souza-Cardoso: o afastamento do grupo de portugueses e o assumir das vanguardas. O envolvimento na exposição Armory Show. Fase de mudança e o retorno a Manhufe: a experiência dos «ismos». As exposições individuais de 1916: abstracção versus futurismo. A importância da última fase de Amadeo: a síntese dos «ismos». A difícil recepção póstuma da obra de Amadeo e a tardia mitificação – os paradoxos do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso instituído pelo Secretariado de Propaganda Nacional de António Ferro. A formação Académica de Santa-Rita e as provas de bolseiro. Santa-Rita e o futurismo. Definição de estratégias. A Dimensão performativa e provocatória a inspiração futurista. A relação com Orpheu e a edição do Portugal Futurista. A sessão futurista. As cumplicidades com Almada Negreiros. Carlos Porfírio e o futurismo no Algarve.
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BIB:
· AA.VV.; História da Arte Portuguesa – 3ºvolume (direcção de Paulo Pereira), Lisboa: Temas e Debates, Círculo de Leitores, 1996.
· AA.VV.; Arte Portuguesa. Da Pré-História ao Século XX (Volumes 15-20) (coordenação de Dalila Rodrigues), Fubu Editores, 2009.
· DIAS, Fernando Rosa, Ecos Expressionistas na Pintura Portuguesa Entre-Guerras (1914-1940), Lisboa: Campo da Comunicação, 2011.
· FRANÇA, José-Augusto; A Arte em Portugal no século XX (1911-1961), Lisboa: Bertrand Editora, 1991, 3ª edição acrescentada; 1974, 1ª edição).
· Museu do Chiado. Arte Portuguesa. 1850-1950, Lisboa: Instituto Português dos Museus, Museu do Chiado, 1994