Sumários

Kandisnky e a abstracção: as varias fases de Kandinsky

12 Outubro 2020, 08:30 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

A abstracção de Kandinsky: a primeira fase e «Do Espiritual na Arte». A abstracção da fase Bauhaus e «Ponto, Linha, Plano. A última fase. O Expressionismo austríaco. Panorama do expressionismo nas várias artes.

[sessão por videoconferência]

BIBLIOGRAFIA: 

  • AA.VV. , Arte e Abstracção (Actas das conferências de Maio 2007), Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2008
  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
  • FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • OSBORNE, Harold; Abstraction and artifice in Twentieth-Century Art, Oxford: Claredon Press, 1979.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
  • ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.


Conclusão do estudo do expressionismo do grupo «Die Brücke». Introdução ao grupo «Der Blaue Reiter»

7 Outubro 2020, 18:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

A gravura e a escultura no grupo Die Brücke. Diferenças do grupo Die Brücke com o Fauvismo. O Grupo Der Blaue Reiter [O Cavaleiro Azul]: a sua formação: o Almanaque e as exposições do grupo.

[sessão por videoconferência]

BIBLIOGRAFIA: 

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
  • FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.


Conclusão do estudo do expressionismo do grupo «Die Brücke». Introdução ao grupo «Der Blaue Reiter»

7 Outubro 2020, 08:30 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

A gravura e a escultura no grupo Die Brücke. Diferenças do grupo Die Brücke com o Fauvismo. O Grupo Der Blaue Reiter [O Cavaleiro Azul]: a sua formação: o Almanaque e as exposições do grupo.

[sessão por videoconferência]

BIBLIOGRAFIA: 

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
  • FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.


Introdução ao Expressionismo alemão: o Grupo «Die Brücke» e o grupos «Der Blaue Reiter»

30 Setembro 2020, 18:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

Introdução ao Expressionismo: uma estética dionisíaca, existencialista e vitalista. O Grupo Die Brücke [A Ponte]: os membros, os percursos, as características. A questão do primitivismo. O caso de Emil Nolde.

[sessão por videoconferência]

BIBLIOGRAFIA:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
  • FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.


Introdução ao Expressionismo alemão: o Grupo «Die Brücke» e o grupos «Der Blaue Reiter»

30 Setembro 2020, 08:30 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

Introdução ao Expressionismo: uma estética dionisíaca, existencialista e vitalista. O Grupo Die Brücke [A Ponte]: os membros, os percursos, as características. A questão do primitivismo. O caso de Emil Nolde.

[sessão por videoconferência]

BIBLIOGRAFIA:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
  • FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.