Introdução às Vanguardas Russas. O Suprematismo

28 Outubro 2020, 08:30 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

Panorama do futurismo nas diferentes artes. Os futurismos periféricos. Introdução às Vanguardas Russas. Malevich e o Suprematismo. O quadrado Negro sobre Fundo Branco e as origens do Supremativismo. Os desenvolvimentos do Suprematismo Dinâmico. 

[sessão por videoconferência]

BIBLIOGRAFIA:

  • AA.VV. , Aux Origines de l’Abstraction, 1800-1914, Paris: Musée d’Orsay, 2004.
  • AA.VV. , As Artes Visuais e as outras artes – As Primeiras Vanguardas (Expressionismo; Futurismo; As Vanguardas Russas; Dadaísmo) (Actas das conferências de Maio 2006), Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2007
  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
  • FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • OSBORNE, Harold; Abstraction and artifice in Twentieth-Century Art, Oxford: Claredon Press, 1979.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
  • ROQUE, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.