Sumários
Conceito de Museu e de Curadoria
24 Setembro 2018, 14:00 • Luís Jorge Rodrigues Gonçalves
Conceito de Museu e de Curadoria
Conceito de Património Cultural e Natural
19 Setembro 2018, 14:00 • Luís Jorge Rodrigues Gonçalves
Conceito de Património Cultural e Natural
Apresentação do Programa
17 Setembro 2018, 14:00 • Luís Jorge Rodrigues Gonçalves
Apresentação do programa
História e Teoria da Museologia e da Curadoria
History and Theory of Museology and Curating
Ano letivo Academic years |
2018–2019 2018–2019 |
Grau de ensino Degree |
Licenciatura Bachelor of Arts |
Duração Duration |
Semestral Semestral |
Horas de contacto Student workload |
(T 42 + OT 21 horas) (T 42 + OT 21 horas) |
ECTS |
(6 ECTS) |
Nível Level |
I* |
Professor Professor |
Luís Jorge Gonçalves |
*Esta unidade curricular é de nível I. Deverá ser frequentada preferencialmente no início do percurso académico por se tratar de uma disciplina com grau de complexidade e exigência introdutórios.
*This is a level I unit. It should preferably be attended at the beginning of one's academic course as it is a subject with a reduced level of complexity and requirement.
PROGRAMA CURRICULAR
COURSE UNIT CONTENT
1 — Objetivos de Aprendizagem
Intended learning outcomes
Trata-se de uma disciplina que pretende colocar os alunos perante a realidade da museologia e da curadoria. Neste sentido esta disciplina tem os seguintes objetivos:
a) Introduzir os alunos na problemática dos museus e da curadoria;
b) Enquadrar aspetos teóricos da museologia e da curadoria;
c) Introduzir os alunos na história das duas disciplinas;
d) Abordar aspetos comuns e diferenciadores no objeto, metodologias, nas práticas de trabalho no campo da museologia e da curadoria;
e) Tratar dos mecanismos de funcionamento dos museus nos aspetos científicos, profissionais, técnicos e artísticos;
f) Tratar dos mecanismos de funcionamento no campo da curadoria nos aspetos científicos, profissionais, técnicos e artísticos;
g) Vivenciar casos práticos com profissionais da museologia e da curadoria sobre projetos desenvolvidos; Como competência pretende-se que os alunos tenham noções claras sobre os enquadramentos históricos e teóricos da museologia e da curadoria.
It is a discipline that intends to place students before the reality of museology and curating. In this sense this discipline has the following objectives:
A) Introduce students to the problems of museums and curating;
B) To frame theoretical aspects of museology and curating;
C) Introduce the students in the history of the two disciplines;
D) To approach common and differentiating aspects in the object, methodologies, work practices in the field of museology and curating;
E) To deal with the functioning of museums in scientific, professional, technical and artistic aspects;
F) To deal with the mechanisms of operation in the field of curating in scientific, professional, technical and artistic aspects;
G) To experience practical cases with museology professionals and curators on projects developed; As a competency students are expected to have clear notions about the historical and theoretical frameworks of museology and curating.
2 — Conteúdos Programáticos
Syllabus
1.A transformação de conceitos: património cultural e natural, museus, museologia e curadoria.
2.Fases da história dos museus e da museologia e a curadoria desde os primórdios.
3.Reflexão teórica a partir de autores e textos fundamentais da museologia e da curadoria.
4.Funções convencionais dos museus e campo de ação da curadoria.
5.Tipologias de museus e na curadoria.
6.Funções do museólogo e do curador.
7.Programação museológica e curatorial.
8.Museus e Curadoria na sociedade atual.
1.The transformation of concepts: cultural and natural heritage, museums, museology and curating.
2. Phases of the history of museums and museology and curation from the earliest.
3. Theoretical reflection based on authors and fundamental texts of museology and curatorial.
4. Conventional museum functions and curatorial field of action.
5.Tipologies of museums and curating.
6. Functions of museologist and curator.
7. Museum and curatorial programming.
8.Museums and Curating in the current society.
3 — Metodologias de Ensino e Avaliação
Teaching and Evaluation Methodologies
Será uma disciplina onde se utilizará o método expositivo. No entanto os conteúdos do programa serão fortemente apoiado no comentário a imagens projectadas e ao vídeo, em documentação de apoio e em visitas de estudo, a museus, espaços museológicos e de desenvolvimento curatorial, encontros com curadores e outras instituições vocacionadas para a conservação e restauro, defesa e uso do património cultural e natural tendo em vista um contacto directo com especialistas e a praxis diária, cujo número.
A avaliação, para além de uma apreciação contínua, baseada na participação dos alunos (20%) nos espaços de diálogo, de duas provas obrigatórias:
1. Relatório escrito sobre a um museu ou projeto curatorial (40%).
2. Teste (40%).
Dispensam de comparência à avaliação final os alunos com classificação média igual ou superior a 12 valores obtida em avaliação periódica.
Só são admitidos à avaliação final os estudantes com classificação média igual ou superior a 8 valores obtida em avaliação periódica.
A Avaliação Final consiste num teste escrito e terá a ponderação de 10%.
As classificações dos elementos de avaliação são expressas na escala numérica inteira de zero (0) a vinte (20).
It will be a discipline where the expository method will be used. However, the contents of the program will be strongly supported in the commentary on projected images and video, in supporting documentation and in study visits, to museums, museum and curatorial development spaces, meetings with curators and other institutions dedicated to conservation and restoration. Defense and use of cultural and natural heritage in view of direct contact with specialists and daily praxis, whose number.
The evaluation, in addition to a continuous assessment, based on the participation of students (20%) in the spaces of dialogue, two mandatory tests:
1. Written report on a museum or curatorial project (40%).
2. Test (40%).
Students with an average grade of 12 or higher obtained in periodic evaluation are absent from the final evaluation.
Only students with an average grade of 8 or higher obtained in periodic assessment are admitted to the final evaluation.
The Final Assessment consists of a written test and will have a weighting of 10%.
The classifications of the elements of evaluation are expressed in the whole numerical scale of zero (0) to twenty (20).
4 — Bibliografia Recomendada
Recommended Bibliography
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5 — Assistência aos alunos
O atendimento para esclarecimento de dúvidas será às segundas-feiras das 15.30 às 16.30 h. no gabinete de Ciências da Arte e o email de contato para marcação anteci-pada será: apoioaulasfbaul@gmail.com
The answer to clarify doubts will be on Mondays from 3.30 pm to 4.30 pm. in the Of-fice of Art Sciences and the contact email for advance marking will be: