Dispositivos perspécticos

22 Novembro 2016, 16:00 Américo Luís Enes Marcelino

Técnicas perspécticas / dispositivos perspécticos: técnicas de desenho assistido por dispositivos de captura e instrumentos auxiliares de registo para registar um ponto de vista. Ferramentas referenciadoras de escalas e ângulos (prumos; compassos; réguas; etc.); perspectógrafos; câmara obscura e câmara lúcida. Enquadramento teórico e caracterizações dos métodos perspécticos: desenho de representação objectiva através de desenho “à vista”, “in situ”; desenho assistido por dispositivos auxiliares de representação (cfr. Juan Molina, David Hockney [Secret Knowledge], Américo Marcelino [tese de doutoramento]). A ideia de reproduzir um “ponto de vista”: transferir relações espaciais, topológicas ou geométricas da imagem vista para a imagem representada; coincidir a perspectiva/imagem observada e a perspectiva/imagem desenhada.

Perspectógrafos: o velo de L. B. Alberti; os vidros, janelas, portinholas e molduras reticulares, de Leonardo V. a A. Dürer e outros. Casos, exemplos e demonstrações.

Câmara obscura: o fenómeno e os dispositivos. Câmaras de visor e de projector. As várias tipologias e aplicações. Casos, exemplos e demonstrações.

Câmara lúcida: funcionamento e aplicações. Câmaras de sobreposição directa e aparente. As várias tipologias e aplicações. Casos, exemplos e demonstrações.

Exercícios direccionados: experimentação do desenho assistido com câmara lúcida. Explicação sobre o funcionamento dos dispositivos. Indicações para o desenvolvimento do trabalho extra aula: construção de um perspectógrafo (janela+visor, tipo velo de Alberti ou vidro de Leonardo) e respectivos desenhos de aplicação.