Métodos do gesto (gestualidade exploratória / fluxo da forma).
6 Dezembro 2016, 16:00 • Américo Luís Enes Marcelino
Método da gestualidade exploratória: enquadramento teórico do método (cfr. Kimon Nicolaïdes). Caracterização, modalidades e processos. Análise de exemplos em desenhos: registo exploratório de formas, por tentativa-erro, por ensaio de gestos, por acumulação progressiva e continua de linhas e sinais, procurando de forma intuitiva captar massas, contornos, relações de formas e configurações. Construção por intuição de formas, de linhas de força ou tensão, modelação de volumes, anotação de dinâmicas através da fluência de traçados soltos e gestuais. Representar aquilo está implícito por oposição ao que é explícito.
Método do fluxo da forma: Enquadramento teórico do método. Caracterização, modalidades e processos. Análise de exemplos em desenhos. Interpretação de direcções, sentidos e forças implícitas, tensões, movimentos, pesos e massas essenciais nas formas, e o impulso do gesto no registo sensível desses elementos. O gesto em potência nas formas. (cfr. Kimon Nicolaïdes). Pontos de contacto e complementaridade com o método da gestualidade exploratória.
Exercícios direccionados: aplicação do processo em 24 desenhos (A5, 2 minutos cada) a partir de imagens projectadas de 24 pinturas (registo rápido, linear, gestual, imediato, fluido, tentando captar de forma intuitiva e sensível as massas, pesos, direcções, ritmos e formas dominantes de cada imagem).