Sumários

Modernismo /modernidade

12 Dezembro 2017, 09:30 José Manuel da Silva Teixeira

Leitura e análise de alguns textos citados na sequência da diferenciação dos conceitos de modernismo e modernidade.

Apresentação do Filme "Ballet Mécanique" (1924) de Fernand Léger e do poema “Ode triunfal” de Álvaro de CAMPOS, a propósito da  proposta de trabalho escrito para a UC,  em torno da  análise e reflexão dos referidos documentos.

 

Bibliografia:

CALINESCU, Matei, As Cinco Faces da Modernidade, Lisboa, Veja, 1999

ROWELL, Margit, Nota Prévia à exposição O que é a escultura Moderna, (Tradução de Maria João Fernandes) Paris, Centre Geoges Pompidou, 1986

Filme: Fernand Léger, "Ballet Mécanique" (1924)

CAMPOS, Álvaro de “Ode triunfal”

 


A queda do pedestal na escultura

5 Dezembro 2017, 09:30 José Manuel da Silva Teixeira

Abordagem iconográfica da coluna enquanto tipologia da monumentalidade vertical. O plinto entre a convencionalidade da estrutura oitocentista e a integração na escultura moderna. Abordagem de casos paradigmáticos partir da obra de Rodin (Burgueses de Calais) e Brancusi (Coluna infinita).


Bibliografia:

José TEIXEIRA - tese de doutoramento em escultura pública, 2008

MADERUELO, Javier, la pérdida del pedestal, Madrid, Circulo de Bellas Artes, 1994

REMESAR, A. Para una Teoria del Arte Público, (Concurso de Cátedra) Departamento de Escultura, Universidade de Barcelona, 1997

ELIADE, Mircea, «Brancusi e as mitologias» in, A provação do labirinto, (diálogos com Claude-Henri Rocquet) Lisboa, Dom Quixote, 1987, pp., 143-149

 


o "beijo" e a talha direta. Abordagem tecnológica da Escultura em pedra. Estética do bloco e monumentalidade vertical na escultura.

28 Novembro 2017, 09:30 José Manuel da Silva Teixeira

Aproximações iconográficas e metodológicas das obras homónimas de Rodin e Brancusi. Abordagem clássica e moderna no âmbito da tecnologia da pedra. A talha direta e o sistema clássico, métodos indiretos de ampliação/ redução e transladação. 

Representação, modelo, anatomia artística (fisionomia, fisiognomia) cânones. Tratadística relacionada com as questões de método do sistema clássico.

Análise do ensaio: «Brancusi e as mitologias», Percurso e motivações de uma obra influenciada pelo primitivismo cujo percurso se fez da figuração para abstração. Contraste entre ‘talhe directo’ e sistema clássico da escultura

Bibliografia:

José Teixeira - tese de doutoramento em escultura publica

ELIADE, Mircea, «Brancusi e as mitologias» in, A provação do labirinto, (diálogos com Claude-Henri Rocquet) Lisboa, Dom Quixote, 1987, pp., 143-149

 


Representação e mimese. "O nu e o despido"

21 Novembro 2017, 09:30 José Manuel da Silva Teixeira

Leitura e análise do texto referido em anexo.  Conceitos de representação e mimese em Platão, Aristóteles, no renascimento e na contemporaneidade.

Bibliografia:

CLARK, Kenneth, O Nu, Lisboa, (Trad. Ernesto de Sousa) Ed. Ulisseia, 1956; ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner, O Nu na antiguidade Clássica, Lisboa, Portugália, sd; Filme: O Sol do Marmeleiro, o sonho da luz 133’ (testemunho do pintor Antonio López García) de Victor Erice, 1990


Continuação da aula anterior.

14 Novembro 2017, 09:30 José Manuel da Silva Teixeira

Escultura em espaço verde, Land art, Art Ambiental e e Earth Works.    Importância da ideia de Lugar e não-lugar na escultura contemporânea

Bibliografia:

José Teixeira - tese de doutoramento em escultura pública

PÉREZ, Miguel Von Hafe, ‘uma conversa com Richard Long’, in, “Richard Long em Braga”, Galeria Mário Sequeira, Braga, 1999

BARRO, David, ‘A Origem como Meta – Palavras e silêncios no caminho de Richard Long’, in, “Richard Long”, Galeria Mário Sequeira, Braga, 2004

SMITHSON, Robert, The Collected Writings, University Califórnia Press, Berkeley, Jack Flam, 1996