Lançamento do exercício

17 Setembro 2018, 10:00 Jorge Manuel Simões Alves

                                   Enunciado

 

                                   A contextualização do projecto

 

1-    A partir de um levantamento de um sector produtivo localizado, de preferência de PMEs regionais ou municipais,* proceder a uma análise das suas unidades produtivas e da sua inserção no tecido sócio cultural, dos recursos tecnológicos instalados e das suas produções nomeadamente nas tecnologias de metalurgia, plásticos, madeira, pedra, cerâmica ou outras a considerar.

 

2-    Proceder à elaboração de um relatório que identifique os recursos produtivos nas suas unidades fabris contextualizados nas realidades sócio culturais locais, com vista a uma possível integração no âmbito de um projecto a desenvolver.

 

 

3-    Com base nessas realidades produtivas e sócio culturais locais, identificar necessidades de utilização determinantes na criação de novos produtos.  (A dimensão de PMEs, que para além de constituírem uma ampla maioria do tecido industrial nacional é a mais indicada como agilização e viabilização do trabalho)

Considerando pelo menos duas tecnologias existentes na indústria local, apresentação de propostas de produtos que possam eventualmente desempenhar acções transformadoras como meios de reconsideração, inovação e requalificação produtivas e viabilização económica, e, da vida dos consumidores/utilizadores nos seus processos de distribuição e consumo.

 

4-    Apresentação de propostas de reconsideração dos recursos produtivos de acordo com os novos objectivos de projecto; actualização tecnológica, complementaridades produtivas, ou outras que se julguem necessárias á elaboração do projecto.

 

*municípios, associações de municípios, centros de formação tecnológicos como o CENFIM, CENCAL, CEVALOR e outros