Sumários

Componentes de base (M1.2) Gravação, montagem e mistura de um diálogo (cont.)

27 Setembro 2022, 14:00 António de Sousa Dias

Exercício de aplicação: gravação e montagem de diálogo (cont.). Continuação do exercício anterior, introduzindo o tratamento de som em pós-produção.

Realização de versões do mesmo projecto colocando elementos sonoros em diferentes espaços e ambientes; Ex. simulação de voz ao telefone - filtragem; e voz ressoando em catedral - reverberação.

 

Comentário do exercício de aplicação: gravação e montagem de diálogo: corte do som. Incidência do ângulo de ataque / relaxe na percepção de efeitos de percussão (e.g., cliques); necessidade de introdução de transições como fusão de abertura (Fade-in), ou fusão de fecho (Fade-out) para atenuação de cliques.


Componentes de base (M1.2) Gravação, montagem e mistura de um diálogo (cont.)

27 Setembro 2022, 11:00 António de Sousa Dias

Exercício de aplicação: gravação e montagem de diálogo (cont.). Continuação do exercício anterior, introduzindo o tratamento de som em pós-produção.

Realização de versões do mesmo projecto colocando elementos sonoros em diferentes espaços e ambientes; Ex. simulação de voz ao telefone - filtragem; e voz ressoando em catedral - reverberação.

 

Comentário do exercício de aplicação: gravação e montagem de diálogo: corte do som. Incidência do ângulo de ataque / relaxe na percepção de efeitos de percussão (e.g., cliques); necessidade de introdução de transições como fusão de abertura (Fade-in), ou fusão de fecho (Fade-out) para atenuação de cliques.


Componentes de base (M1.2) Gravação, montagem e mistura de um diálogo (cont.)

27 Setembro 2022, 08:30 António de Sousa Dias

Exercício de aplicação: gravação e montagem de diálogo (cont.). Continuação do exercício anterior, introduzindo o tratamento de som em pós-produção.

Realização de versões do mesmo projecto colocando elementos sonoros em diferentes espaços e ambientes; Ex. simulação de voz ao telefone - filtragem; e voz ressoando em catedral - reverberação.

 

Comentário do exercício de aplicação: gravação e montagem de diálogo: corte do som. Incidência do ângulo de ataque / relaxe na percepção de efeitos de percussão (e.g., cliques); necessidade de introdução de transições como fusão de abertura (Fade-in), ou fusão de fecho (Fade-out) para atenuação de cliques.


Componentes de base (M1.1) Noções elementares de áudio digital

26 Setembro 2022, 18:30 António de Sousa Dias

Representações digitais e analógicas do som: ficheiros/pistas mono e estéreo.

Tipos usuais de ficheiros áudio sem compressão (Aiff, Wave) e com compressão (mp3, m4a).

Áudio digital: transdução, digitalização, frequências de amostragem mais usuais - 44,1kHz; 48kHz.

A cadeia electroacústica e etapas básicas da realização sonora: (pré-produção) registo, montagem e mistura (e masterização).


Componentes de base (M1.1) Noções elementares de áudio digital

26 Setembro 2022, 18:30 António de Sousa Dias

Representações digitais e analógicas do som: ficheiros/pistas mono e estéreo.

Tipos usuais de ficheiros áudio sem compressão (Aiff, Wave) e com compressão (mp3, m4a).

Áudio digital: transdução, digitalização, frequências de amostragem mais usuais - 44,1kHz; 48kHz.

A cadeia electroacústica e etapas básicas da realização sonora: (pré-produção) registo, montagem e mistura (e masterização).