Sumários

Realização

23 Novembro 2016, 14:00 António de Sousa Dias

Escuta e comentário de trabalhos.


Música e Arte Sonora: Evocação de Jean-Claude Risset (1938-2016).

22 Novembro 2016, 14:00 António de Sousa Dias

Jean-Claude Risset: um pioneiro da música por computador. Sua importância no contexto da música e das artes sonoras. 

Exemplos de técnicas e pressupostos sonoros. Um legado fundamental. 
Audição de obras e excertos de obras: Computer Suite Little Boy / Fall; Mutations; Sud (1º e 3º andamentos). Audição de exemplos: paradoxos sonoros; filtragem por ressonância.
Em torno de Jean-Claude Risset: referência ao trabalho de Max Mathews e de John Chowning. Menção de síntese por modulação de frequência, síntese granular, congelamento sonoro (freeze). Manipulações imaginárias (Michel Chion). Arte Sonora: Robin Minard: Bilding New Realities.


Práticas de Escuta. Elementos de Áudio.

16 Novembro 2016, 14:00 António de Sousa Dias

Práticas de Escuta: Solfejo do Objecto Sonoro – 8º tema de reflexão. Escuta, análise e comentário.

Elementos de Áudio: sonogramas (Audacity)
Audição de Obras e excertos de Obras: de 1948 aos anos 1960: Incidência da tecnologia na concepção e uso dos materiais sonoros. 
Exemplos: Pierre Schaeffer: Estudo de Caminhos de Ferro (1948); Pierre Schaeffer e Pierre Henry: Sinfonia para um Homem Só (1º, 3º e 4º andamentos), Bidule en Ut; Pierre Henry: Variações para uma Porta e um Suspiro/Segundo andamento; Antiphonia. Um exemplo de escrita para instrumento específico J. S. Bach Toccatta e Fuga em Fá, BWV 540.


A Cadeia Electroacústica: A Estação de Áudio Digital (DAW).

15 Novembro 2016, 14:00 António de Sousa Dias

A Cadeia Electroacústica: A Estação de Áudio Digital (DAW). 

Estudo de casos: Reaper e Audacity.
Transformações / tratamentos - Realização de figuras sonoras a partir dos critérios morfológicos de Pierre Schaeffer.
Obtenção de novos objectos sonoros baseados nos critérios de massa e de timbre harmónico (recurso a filtragem, alteração de velocidade de leitura), evolução dinâmica (sons retrogradados/reverse). Compositos: sons delta.
Uso de reverberação (F. Everest “Lesson 7: Reverberation Effects”): uso local / uso global.


Práticas de Escuta. Elementos de Áudio.

9 Novembro 2016, 14:00 António de Sousa Dias

Práticas de Escuta: Solfejo do Objecto Sonoro – 7º tema de reflexão (concl.). Escuta, análise e comentário.

Elementos de Áudio.