M1.3 - Gravação, montagem e mistura de um diálogo. Elementos de acústica e psicoacústica. Incidências da percepção no tratamento sonoro.
6 Outubro 2020, 14:00 • António de Sousa Dias
1ª Parte - Gravação, montagem e mistura de um diálogo
Apresentação e trabalho em ProTools First.
Exercício proposto: Continuação do exercício anterior, considerando elementos adicionais e o lugar e função de música e de design sonoro. Tratamentos dinâmicos e espectrais.
Complementos: Mesa de mistura; Sessão áudio: organização e distribuição (vozes, ambientes e música; grupos e subgrupos).
2ª Parte - Elementos de acústica e psicoacústica. Incidências da percepção no tratamento sonoro.
Áudio digital - Amostragem de sinal (cont.) Frequência de amostragem, Hertz (Hz); Teorema de Nyquist (1928). Quantização, bits. Valores típicos: CD áudio: 44,1kHz, 16 bits; A/V: 48kHz, 16/24 bits.
Elementos de acústica e psicoacústica: Pitch e Loudness, correlatos perceptivos de Frequência e de Amplitude. Sons complexos: Parciais de um som: harmónicos e inarmónicos de um som. Série harmónica; harmónico; fundamental (1º harmónico) de um som. Espectro de um som, fenómeno de altura virtual. Sensação de intensidade (loudness). Curvas isófonas; diagrama de Fletcher-Munson (1933).