M1.2 - Gravação, montagem e mistura de um diálogo (cont.).
29 Setembro 2020, 14:00 • António de Sousa Dias
Exercício proposto:
Continuação do exercício anterior, introduzindo o tratamento de som em pós produção.
Conteúdos (resumo):
Elementos de acústica e psicoacústica: representação de sinais sonoros, ondas, sonogramas e espectrogramas. Transformação de elementos sonoros: filtragem e reverberação
A cadeia electroacústica e etapas da realização sonora: pós-produção - tratamento de sinais sonoros - tratamentos dinâmicos e espectrais.
Tópicos e indicações gerais (abrev.):
1ª Parte - Comentário do exercício e apresentação de matérias
Criação de ambiente homogéneo: o problema da coerência do som ambiente; indicação - gravar ambiente (30" a 2 minutos)
Problema dos ataques em ficheiros de som. Introdução de cliques e sua explicação - exemplos de sons com e sem ataque (e relaxe): incidência da irrupção ou interrupção brusca de som na percepção de ataque ou clique.
Processamento de sinal. Filtragem: remoção de graves (e agudos) - Audacity: efeitos: a) Graves e Agudos, b) EQ Gráfico (filtro de bandas) e c) Filter curve. Reverberação; Eco: simulação de diferentes tipos de espaços - Audacity: efeitos: Reverberador e Eco. Efeitos que requerem existência de silêncio.
Audição de paradoxos sonoros escolhidos: necessidade de melhor compreensão de mecanismos de audição
2ª Parte - Definição de termos básicos e apresentação de exemplos.
Termos de acústica e psicoacústica: frequência, tempo / período; amplitude.
Fases de um som: ataque, sustento, relaxe/ressonância (dinâmica)
O timbre - cor do som - componentes - relação entre forma da onda (tempo) e parciais (frequência). Sincronia de ataques, importância do vibrato e da presença de harmónicos e sua incidência na percepção do timbre dos sons.
Exemplos sonoros em Audacity (forma de onda, sonograma), MaxMSP e Audiosculpt (sonogramas e espectrogramas) e Reaper (espectrograma)