Sumários
Estética Transmedia, Cross Media e Alternate Reality Games (ARGs).
22 Março 2023, 17:30 • Patricia Cristina Silva Figueira Gouveia
Estética Transmedia, Cross Media e Alternate Reality Games (ARGs). Experiência de mediação, jogos urbanos e plataformas para gerar conectividade social e participação cívica. Experiências de interação cívica que tiram partido da empatia e de agendas políticas, tecnológicas, éticas e sociais. Exemplos de artistas e projetos concretos na área da estética transmedia.
Estética Transmedia, Cross Media e Alternate Reality Games (ARGs)
22 Março 2023, 14:00 • Patricia Cristina Silva Figueira Gouveia
Estética Transmedia, Cross Media e Alternate Reality Games (ARGs). Experiência de mediação, jogos urbanos e plataformas para gerar conectividade social e participação cívica. Experiências de interação cívica que tiram partido da empatia e de agendas políticas, tecnológicas, éticas e sociais. Exemplos de artistas e projetos concretos na área da estética transmedia.
Design de comunicação aplicado às artes multimédia, design de Interface e de Interação
15 Março 2023, 17:30 • Patricia Cristina Silva Figueira Gouveia
O design como mediador entre as artes e as tecnologias (Flusser). Tipografia analógica e digital. Como a tecnologia e o design (analógico e digital) alteram a nossa percepção. Colectivos e designers que misturam e articulam estratégias multimédia distintas. Diferentes áreas de trabalho em artes e design multimédia: tipografia, motion graphics, title design, branding, animação, entre outras. Design de Interface e de Interação: pioneiros e pressupostos gerais. Usabilidade e experiência de participantes/utilizadores. Os elementos da experiência de interação. Caso de estudo: Portal 2 (Valve, 2011). Esclarecimento de dúvidas.
Design de comunicação aplicado às artes multimédia, design de Interface e de Interação
15 Março 2023, 14:00 • Patricia Cristina Silva Figueira Gouveia
O design como mediador entre as artes e as tecnologias (Flusser). Tipografia analógica e digital. Como a tecnologia e o design (analógico e digital) alteram a nossa percepção. Colectivos e designers que misturam e articulam estratégias multimédia distintas. Diferentes áreas de trabalho em artes e design multimédia: tipografia, motion graphics, title design, branding, animação, entre outras. Design de Interface e de Interação: pioneiros e pressupostos gerais. Usabilidade e experiência de participantes/utilizadores. Os elementos da experiência de interação. Caso de estudo: Portal 2 (Valve, 2011). Esclarecimento de dúvidas.
A complexidade dos sistemas interativos.
8 Março 2023, 17:30 • Patricia Cristina Silva Figueira Gouveia
A complexidade dos sistemas interativos. Ficção e narrativas interativas (non linear storytelling, e-poetry, hipertexto, hiperficção…). Simulação e síntese. Simulação analógica e experiencial. Decomposição e modelização. Representação processual como um happening ou uma performance. Criaturas virtuais e sistemas inteligentes. Inteligência, vida e emoções artificiais. Inteligência coletiva e práticas do-it-yourself (DIY) e do-it-together.